O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Mariana abre mais as portas e convida a população para participar do grupo de apoio sobre depressão e ansiedade.
Criar um espaço coletivo para pessoas que sofrem com essas condições é um dos objetivos do grupo.
Deste modo, o grupo ainda busca trazer alívio e oferecer a possibilidade de conversar sobre autocuidado, dando assim meios para compreender e lidar melhor com essas situações.
O CAPS é um dispositivo de cuidados em saúde mental que atua nas demandas de urgências, casos graves, crises e sofrimento intenso.
Existem três tipos de CAPS que variam de acordo com o tamanho do município (número da população) e demandas locais.
Mariana
Em Mariana, hoje funcionam: o CAPS I, que atende as demandas de saúde mental da população adulta; o CAPSij, que atua nos cuidados do sofrimento mental em crianças e adolescentes; e o CAPSad, que cuida dos pacientes com uso prejudicial de álcool e outras drogas.
Juntamente com as unidades de CAPS, toda a rede de saúde complementa os cuidados desses pacientes, principalmente as Unidades Básicas de Saúde, que juntamente com suporte de profissionais da saúde mental, tratam os casos considerados mais leves ou estáveis no próprio local onde os pacientes vivem, prezando pelo cuidado no território.
Mas é importante ressaltar que, assim como as UBSs, os CAPSs também funcionam de portas abertas para acolher qualquer pessoa que necessite, avaliando e indicando o tratamento adequado para cada indivíduo.
Encontro do Grupo de apoio
O CAPS oferece um espaço seguro e acolhedor para compartilhar experiências, encontrar apoio e aprender estratégias para o autocuidado.
Assim, está prevista atividade do Grupo de apoio sobre depressão e ansiedade que acontecerá no dia 11 de julho, às 9h30 na Rua Dezesseis de Julho, s/n, Centro.
Imagens: Sindicato do Bancários de Santos e Defensoria Pública do Estado do Paraná.