O CAPSij, Centro de Atenção Psicossocial da Infância e Juventude, que promove atendimento de saúde mental infanto juvenil, integra a Rede de Atenção Psicossocial, RAPS, faz parte do Sistema Único de Saúde, o SUS, e estreou na cidade de Ouro Preto exatamente doze anos atrás.
A coordenadora Christine Viana participou da elaboração do projeto técnico para o credenciamento do serviço no Ministério da Saúde, acompanhou toda a trajetória do CAPSij Ouro Preto, e garante que os resultados dos trabalhos, ao longo do tempo, foram bastante positivos: “Percebe-se na rotina e nas comemorações a satisfação dos nossos usuários, das famílias, e também da dos nossos profissionais, todos sempre de braços abertos para receber os usuários”, diz a coordenadora.
Assim como os membros da sua equipe, Christine, que também atua como representante da Secretaria de Municipal de Saúde junto ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) sabe da importância dos serviços realizados: “Amo o que faço, e faço com amor e dedicação”.
O CAPSij Ouro Preto está presente também nos distritos, mantém um Centro de Convivência em Cachoeira do Campo e desenvolve ações em escolas, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e também em outras instituições. Possui ainda uma parceria com o Fórum Intersetorial da Criança e do Adolescente.