Cápsula contendo amostra do asteróide Bennu pousou

Missão da Nasa concluiu hoje seu retorno com material espacial

Imagem mostra asteróide Bennu expelindo partículas rochas de sua superfíce,.
Publicidade _

A cápsula de amostra OSIRIS-REx da agência espacial norte-americana, carregando uma amostra do asteróide Bennu , pousou no campo de testes e treinamento do Departamento de Defesa de Utah, nos Estados Unidos, na manhã deste domingo, no horário local.

Dados de radar de Utah confirmaram que a cápsula entrou na atmosfera da Terra às 10h42, na costa da Califórnia.

O pára-quedas drogue, o menor dos dois pára-quedas a bordo da cápsula, abriu após a entrada atmosférica para ajudar na estabilidade e posteriormente separou-se da cápsula.
O para-quedas principal foi lançado cinco minutos depois, desacelerando a cápsula da velocidade hipersônica para cerca de 18 km/h no momento em que tocou o solo.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Equipe OSIRIS-REx em campo para recuperação de cápsulas

Tendo recebido as coordenadas precisas da cápsula dos rastreadores de radar quando ela pousou, a equipe de recuperação do helicóptero OSIRIS- REx da NASA chegou ao local de pouso em 20 minutos.

Um especialista em munições da Força Aérea dos EUA foi a primeira pessoa a desembarcar de um helicóptero.

Um membro da equipe de recuperação participa de ensaios de campo em preparação para a recuperação da cápsula de retorno de amostras da missão OSIRIS-REx da NASA nesta imagem de 29 de agosto de 2023.


Sua tarefa era identificar e limpar a área ao redor da cápsula de quaisquer possíveis munições que sobrassem do treinamento militar.
Ele também marcou um caminho de aproximação seguro com pequenas bandeiras para os membros da equipe OSIRIS-REx que trabalharão com e ao redor da cápsula.

A próxima pessoa a se aproximar da cápsula foi um engenheiro da Lockheed Martin que inspecionou a condição da cápsula e mediu os níveis de gás ao seu redor.
Ela usava luvas resistentes ao calor, caso a cápsula ainda estivesse quente devido à interação com a atmosfera, e uma máscara de gás, caso a bateria da cápsula fosse danificada e liberasse gases nocivos, como dióxido de enxofre.

Para proteger a amostra de uma possível contaminação, o engenheiro da Lockheed prendeu tampas sobre as aberturas de ventilação da cápsula, que são projetadas para permitir a entrada de ar, através de um filtro, para ajustar a pressão dentro da cápsula enquanto ela viajava de e para o espaço através da atmosfera da Terra.
Ela também cobriu o recipiente onde os para-quedas estavam armazenados (ambos separados da cápsula, conforme planejado) .
A cápsula será levada até uma sala limpa temporária no campo de treinamento militar.

Fonte e foto: NASA