O técnico italiano Carlo Ancelotti foi oficialmente anunciado como o novo comandante da Seleção Brasileira de Futebol. O comunicado foi divulgado na manhã desta segunda-feira (12) por meio do site oficial da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Aos 65 anos, Ancelotti firmou contrato até a Copa do Mundo de 2026, que será realizada nos Estados Unidos, México e Canadá.
A chegada do treinador é vista como um passo ousado e simbólico por parte da CBF. “Trazer Carlo Ancelotti para comandar o Brasil é mais do que um movimento estratégico. É uma declaração ao mundo de que estamos determinados a recuperar o lugar mais alto do pódio. Ele é o maior técnico da história e, agora, está à frente da maior seleção do planeta. Juntos, escreveremos novos capítulos gloriosos do futebol brasileiro”, afirmou Ednaldo Rodrigues, presidente da entidade.
A estreia de Ancelotti à frente da Seleção está marcada para o dia 5 de junho, quando o Brasil enfrentará o Equador fora de casa, pela 15ª rodada das Eliminatórias para a Copa. Cinco dias depois, no dia 10 de junho, a equipe encara o Paraguai na NeoQuímica Arena, em São Paulo — data que também marca o 66º aniversário do treinador.
Carlo Ancelotti construiu uma carreira vitoriosa tanto como jogador quanto como técnico. Nos tempos de atleta, defendeu clubes como Parma, Roma e Milan, conquistando títulos importantes na Itália e na Europa. Como treinador, coleciona passagens por gigantes como Milan, Chelsea, Real Madrid, Bayern de Munique e PSG, sendo o único técnico a vencer a Liga dos Campeões da UEFA quatro vezes. No entanto, esta será sua primeira experiência à frente de uma seleção nacional.
A expectativa em torno do trabalho de Ancelotti é alta, especialmente pela busca do hexacampeonato mundial, um título que o Brasil não conquista desde 2002. O desafio agora é transformar o talento da nova geração em conquistas concretas sob o comando de um dos técnicos mais vitoriosos da história do futebol