Carnaval 2019 de mãos dadas com a cultura marianense

Publicidade _

Abram alas para o Carnaval Mariana 2019 – Quem samba seus males espanta. Entre os dias 28 de fevereiro e 5 de março, as ruas da primeira capital de Minas Gerais serão tomadas pela alegria e descontração da folia mais esperada do ano. A expectativa é de que 35 mil pessoas curtam o carnaval da cidade.

O evento promete resgatar as tradições marianenses como o desfile de blocos caricatos e valorizar a cultura local. “Como todo ano, procuramos inovar para fazer uma festa ainda melhor e, principalmente, que valorize a nossa arte e o nosso povo. Prova disso é a decoração das ruas, que serão enfeitadas com artesanato produzido por moradores de Monsenhor Horta, distrito de Mariana”, ressaltou o secretário de Cultura, Efraim Rocha.

A abertura do Carnaval acontecerá na quinta-feira, dia 28 de fevereiro, na Praça dos Ferroviários. Durante os outros dias de folia, as atrações acontecerão principalmente no centro histórico.

ECONOMIA

 Mariana, assim como muitas outras cidades, passa por um momento econômico extremamente fragilizado. Ainda assim, a atual administração conseguirá promover o carnaval na cidade com a mesma qualidade de anos anteriores, porém, investindo um valor menor, R$300 mil, se comparado a esses anos.

“Se optássemos por não realizar o Carnaval, prejudicaríamos os proprietários de estabelecimentos comerciais, bem como a rede hoteleira e outros que usam desse período para ganhar o seu dinheiro. Todos sabem que o Carnaval é um dos eventos que mais fomenta a economia local, e, por isso, cancelar não seria a melhor opção. Poderia, sim, ser o mais fácil a se fazer no momento, mas como fazemos um trabalho sério e voltado para a população marianense, optamos por adequar a festividade a nossa realidade e realizá-la de maneira consciente” explicou Duarte afirmando que o evento não trará prejuízos para a administração pública.

VALORIZAÇÃO

Não é somente a alegria e descontração que vai tomar conta das ruas de Mariana durante o carnaval. A valorização da cultura local também terá seu espaço, através da decoração que será feita por artistas da Associação dos Artesãos e Produtores Caseiros de Monsenhor Horta, distrito de Mariana.

Mais de 120 bonecos de 1,5 metros de altura serão distribuídos pelo centro da cidade para dar charme ao evento e, principalmente, valorizar a cultura local. “É uma oportunidade de mostrarmos o nosso trabalho e elevar o nome do distrito, bem como o reconhecimento dos artesãos. Ao todo são 22 pessoas envolvidas, pessoas que se dedicam e trabalham com muito amor”, ressaltou a presidente da Associação, Geisa Ventura.

TRADIÇÃO

Realizar eventos voltados para a família, valorizando a riqueza cultural de Mariana, já é tradição na cidade. É por isso que, mais uma vez, blocos como Zé Pereira da Chácara e Farrapos, além das escolas de samba são atrações confirmadas na folia que vai embalar marianenses e turistas.

 

Publicidade