Inaugurado na segunda quinzena de agosto, o Centro de Referência de Saúde da Mulher – Casa Rosa, já prestou centenas de procedimentos multidisciplinares às mulheres do município
Neste primeiro mês de atendimento, 91 exames ginecológicos foram realizados, cinco encaminhamentos para cirurgias ginecológicas e uma inserção de dispositivo intrauterino. Foram solicitadas pelas pacientes 60 mamografias, 42 ultrassonografias e oito inserções de DIU.
Os acompanhamentos nutricionais contemplaram 20 pacientes. Já no atendimento com fisioterapeuta, oito mulheres foram atendidas. O centro de referência também recolhe demandas para as assistências social, jurídica e psicológica. No total, foram solicitados, respectivamente, três, um e oito serviços.
O Centro de Referência de Saúde da Mulher é um serviço de porta aberta. As mulheres que buscam atendimentos são acolhidas pela enfermagem e direcionadas à especialidade necessária dentro do próprio local. A Casa Rosa atua em conjunto com a ação primária, por meio de um fluxo de encaminhamento das Unidades Básicas do município.
O espaço conta, também, com programas internos para organizar os fluxos e atendimentos às mulheres. São eles o Viva Mulher – Prevenção do Câncer de Mama e Colo de Útero, o qual encaminha as pacientes à triagem interna do centro, e o planejamento familiar, que promove a inserção do diu e finalização do processo de laqueadura. O programa de aleitamento materno também faz parte da organização do local e atua na orientação e conscientização sobre a amamentação.
O Centro de Referência de Saúde da Mulher fica localizado na Rua Dom Viçoso, nº 217, no Centro. Os atendimentos são realizados de segunda a sexta-feira, de 07h às 16h. Para mais informações, ligue 99677-8426.