Casal de sucesso internacional no MTB tem presença confirmada no Iron Biker Brasil 2022

O medalhista olímpico suíço, Christoph Sauser, e uma das figuras chaves no desenvolvimento do ciclismo feminino no país, a brasileira, Andrea Marcellini, estarão em Mariana no mês de setembro

Publicidade _

Christoph Sauser, 46 anos, suiço, e a brasileira Andrea Marcellini, 42 anos, mineira, de Belo Horizonte, têm em comum a paixão pelo mountain bike. Paixão que ultrapassou a fronteira do esporte e resultou em casamento. Ambos possuem destaque na modalidade e vão participar da 29ª edição do Iron Biker Brasil, entre os dias 16 e 18 de setembro, em Mariana (MG).

Christoph Sauser ostenta um currículo bastante vitorioso, entre os principais feitos estão: a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Sidney, na Austrália, em 2000, e os dez títulos de Copa do Mundo de Mountain Bike. Além disso, o ciclista já esteve nos três lugares mais altos do pódio do campeonato mundial de Mountain Bike, saiu vitorioso na edição de 2008, terminou em segundo lugar em 2005, e em terceiro lugar, em 2001. Não bastasse todos esses prêmios, o suíço ainda foi o primeiro ciclista a vencer cinco edições da Abse Cape Epic, torneio realizado anualmente na África do Sul, desde 2004, e que faz parte dos torneios credenciados pela UCI (União dos Ciclistas Internacionais).

Desde 2017, o decacampeão do mundo não compete profissionalmente. Desse modo, Christoph Sauser mantém a forma física praticando todos os tipos de ciclismo, com todos os tipos de bikes, desde as ruas até às trilhas. Bem como, segue participando dos torneios, porque adora ter a oportunidade de participar de eventos de mountain bike e de contar com a presença de um bom público, com uma boa organização. “Será a minha primeira vez em Mariana e com certeza vai ser super especial”, disse. Nesse sentido, Christoph Sauser destacou a participação do público e o que espera encontrar na maratona do Iron Biker Brasil. “Os brasileiros são incríveis. É uma sensação diferente de pedalar na Suíça, por exemplo. Além disso, as trilhas parecem desafiadoras e isso é muito bom”, comentou. 

Publicidade
_

A brasileira Andrea Marcellini, radicada na Suíça há uma década, foi uma das propulsoras da participação feminina no esporte. Inicialmente, ela exerceu este papel por meio do projeto “A Hora do Blush”, realizado em Belo Horizonte. A ideia, que durou 12 anos, consistia em pedal semanal onde a mineira relatava os eventos, as competições e os passeios com foco na participação das mulheres e de ciclistas iniciantes. 

Depois disso, Andrea se inscreveu num projeto de mestrado em gestão esportiva na Suíça, e a partir daí, emendou uma série de projetos e estágios que foram consolidando seu nome dentro do esporte nas áreas de administração e organização de eventos. Na sua carreira profissional, tem como grande expoente o fato de ter trabalhado sete anos na UCI (União dos Ciclistas Internacionais) com a missão de desenvolver o ciclismo feminino mundial. Em 2016, Andrea foi a responsável pelo Velódromo destinado à disputa dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Atualmente, ela é narradora da Red Bull TV, empresa responsável pela transmissão da Copa do Mundo de Mountain Bike no Brasil e está à frente da organização do primeiro Tour Mundial de Bicicleta Elétrica.

Agora, Andrea Marcellini, voltará a participar do Iron Biker Brasil após um longo período sem participar da prova. “A última vez que eu corri no Iron Biker foi há 14 anos, e a primeira vez que eu competi no Iron Biker foi quando eu tinha 14 anos”, completou.

Na sequência, a ciclista falou da sua relação com o Iron Biker Brasil. “Estamos super felizes por poder comparecer ao evento. O Christoph ouve falar do Iron Biker há muitos anos, porque sempre foi uma prova muito importante pra mim, o top do meu ano era correr o Iron Biker, então, retornar esse tempo todo depois está sendo muito legal pra mim”, concluiu Andrea.

A maior competição de mountain bike da América latina, Iron Biker Brasil, tem a realização da Iron Co., supervisão da Federação Mineira de Ciclismo e o apoio da Cedro Mineração, Fundação Renova, Prefeitura de Mariana, Cervejaria 040, Fiat, Água Mineral Ingá, Exceed Nutrition, Unicall, Açaí Fresh, Perfitec e Elephant Sports.

Publicidade