Em continuidade aos serviços de manejo populacional de cães e gatos no município, na última ação do castramóvel realizada entre os dias 28 e 29 de junho, foi iniciada a aplicação de microchips em cães e cadelas castrados através do projeto.
A utilização do microchip implantado na pele do animal permite a sua identificação, auxília a coleta de dados, rastreio e verificação de ítens da saúde do pet, como por exemplo, o controle da aplicação de vacinas.
Os serviços estão sendo realizados pela ONG Ajuda através do Termo de Compromisso Positivo firmado pela Prefeitura com o MPMG, e executado através da Secretaria Municipal de Saúde.
Tecnologia
O microchip é um método de identificação por frequência de rádio, no qual se coloca no animal um transmissor que permite a identificação por meio de um aparelho de leitura.
É a única técnica que garante um código inalterável e único para cada animal, com identificação permanente. Não causa desconforto e não altera a aparência ou o comportamento do animal.
Neste processo, as informações pessoais do tutor não estarão disponíveis ao público e permitem maior benefício a longo prazo.
Castramóvel
A próxima ação de castração no município está prevista para os dias 12 e 13 de julho na quadra do CRAS, no bairro São Miguel. Serão realizadas cirurgias de esterilização e vacinação dos animais cadastrados anteriormente.