Catas Altas realiza blitz educativa contra trabalho infantil

Publicidade _

A Prefeitura de Catas Altas, em parceria com o Conselho Tutelar, realizou recentemente uma blitz socioeducativa na entrada da cidade e do Morro D’Água Quente abordando a conscientização e o enfrentamento do trabalho infantil.

Durante a ação, foram abordados os direitos da criança, como brincar e estudar; o afastamento desse público da escola; como esse tipo de trabalho é uma das piores formas de violação; além de outros temas.

Segundo a coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Roberta de Paiva, na blitz, foi possível perceber que muitas pessoas enxergam o trabalho da criança e do adolescente como algo natural. “Acaba se tornando uma violação invisível”, destaca.

“Estamos muito atentos a esse assunto aqui em Catas Altas e contamos com uma equipe muito preparada para o enfretamento do problema. Embora pareça algo do dia a dia, fazemos questão de priorizar a educação de nossas crianças”, destaca o vice-prefeito Fernando Rodrigues Guimarães.

Além da conscientização da população, a Prefeitura tem apoiado a preparação dos servidores para abordarem o tema e agirem corretamente diante da situação.

Para tanto, os profissionais do Sistema Único de Assistências Social (Suas) e do Conselho Tutelar têm participado de capacitações sobre o tema ao longo do ano.

Neste ano, a campanha que foi realizada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), em parceria com Organização Internacional do Trabalho (OIT), teve como tema “é muito triste, muito cedo e muito covarde cortar a infância pela metade”.

Entre as ações realizadas, está o lançamento da música “Sementes” pelo cantor Emicida, com participação da cantora Drik Barbosa, alertando para a exploração do trabalho infantil no Brasil e para a possibilidade de esse crime aumentar diante dos impactos da pandemia do novo Coronavírus.

Publicidade