Escolhida por um conselho curador formado por jurados de diversos setores e com o apoio do lepha e da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Catas Altas recebeu o título de vencedora na categoria “Cozinha Mineira Patrimônio”.
Essa categoria premia a melhor iniciativa na defesa da gastronomia mineira.
Além disso, valoriza quem preserva o patrimônio da cultura alimentar de Minas Gerais.
O Prêmio Cumbucca de Gastronomia tem como objetivo valorizar e fortalecer a vocação gastronômica de Minas Gerais.
Ele premia diversos estabelecimentos e profissionais que se destacaram no setor.
Além disso, as cidades que em suas políticas públicas trabalham a gastronomia como importante referência cultural, principalmente por meio de eventos gastronômicos, preservando o patrimônio cultural registrado, tombado ou inventariado, são contempladas.
Neste quesito, Catas Altas é um exemplo na valorização da cozinha mineira, ao aturar de forma participativa, com envolvimento da comunidade e gestão pública.
Registros
Assim, em nível municipal, possui 02 registros (modo artesanal de fazer os vinhos de jabuticaba, uva e licores e ofício das quitandeiras e o modo artesanal de fazer quitanda).
A nível estadual, participa dos Sistemas Culinários da Cozinha Mineira – o milho e a mandioca e o reconhecimento da “Entre Serras da Piedade ao Caraça” como produtora de Queijo Minas Artesanal.
A Secretária de Turismo e Cultura, Aline Duarte, destaca que as ações que preservam a cultura alimentar não apenas valorizam produtos, mas também aqueles que os transformam no que consumimos.
De acordo com ela, “possuir uma comunidade atuante e consciente de seus valores culturais, é garantir que por muitas gerações as nossas memórias afetivas sejam preenchidas de sabores’.
Foto: Mundo dos Inconfidentes