Catas teve curso de Empreendedorismo no Artesanato

Publicidade _

Em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) a prefeitura  promoveu o curso de Empreendedorismo no Artesanato.

A atividade partiu da ideia de aprimorar as potencialidades das mulheres que participam das oficinas de Bordado, Pintura em tecido e Customização no Centro de Referência de Assistência Social (Cras). A proposta foi desenvolver as habilidades empreendedoras de cada uma e promover a diversificação econômica na cidade.

Durante a semana, as participantes tiveram a oportunidade de realizar uma visita técnica em Brumal, em Santa Bárbara, onde são promovidos dois projetos importantes da região: “Brumal Costura e Arte” e “Tecelãs de Brumal”.

A visita proporcionou a troca de experiências e a percepção da prática do funcionamento de todo o processo de costura até o produto final realizado por mulheres empreendedoras.

Experiência das tecelãs de Brumal pode incentivar crescimento do ofício em Catas altas
Foto: Mundo dos Inconfidentes

No encontro com as “Tecelãs de Brumal” foi possível conhecer as máquinas de tear, além de presenciar de perto o ato de tecer e o entrelaçamento dos fios. Além dos depoimentos colhidos e acompanhamento de todo o trabalho, os encontros possibilitaram ainda o estabelecimento dos vínculos comunitários, que é uma das propostas do Cras.

Para completar, na visita a Brumal, as alunas também puderam presenciar o vínculo que as costureiras e tecelãs estão construindo com Catas Altas, já que vários de seus trabalhos estampam as belezas e os patrimônios locais catas-altenses. Entre eles, a Igreja do Rosário, Igreja Nossa Senhora da Conceição, Bicame de Pedra e Serra do Caraça.

Por fim, os participantes visitaram alguns locais de produção e venda de produtos artesanais em Catas Altas

Publicidade