Celso Cota e o vice-prefeito Cristiano Vilas Boas foram empossados pela Câmara de Mariana

Durante a sessão, o vereador Edson Agostinho retornou à presidência da Câmara e o suplente Gilberto Mateus encerrou o mandato parlamentar

Câmara deu posse ao novo prefeito de Mariana, Celso Cota e do Vice, Cristiano Vilas Boas.
Publicidade _

Na noite desta sexta-feira (18), aconteceu no Plenário do prédio histórico da Casa de Câmara a cerimônia de posse do prefeito eleito, Celso Cota (MDB), e do vice-prefeito, Cristiano Vilas Boas (PT).
Durante a cerimônia, houve também o encerramento do mandato do vereador Gilberto Mateus, suplente pelo partido Cidadania, e a recondução do vereador Edson Agostinho Carneiro – Leitão à presidência da Câmara.

Eleitos para a Legislatura 2021-2024, os vereadores que assumiram a presidência da Câmara Municipal de Mariana nesse período exerceram interinamente o cargo de prefeito, no aguardo da decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Estiveram à frente do Executivo os vereadores Juliano Vasconcelos Gonçalves – Juliano Duarte (Cidadania), de janeiro de 2021 a junho de 2022; Ronaldo Alves Bento (PSB), junho de 2022 a dezembro de 2022; além de Edson Agostinho, que esteve como prefeito de janeiro deste ano até agora.
Com a decisão do TSE, no dia 17 deste mês, ficou determinada a posse imediata da chapa eleita. Assim, Celso Cota passa a representar o poder Executivo de Mariana a partir de hoje.

Direção da Câmara

Publicidade
_

A Mesa Diretora da Câmara retoma sua formação de origem, eleita para o biênio 2023-2024.

Assim, passa a ser composta pelo presidente Edson Agostinho Carneiro – Leitão; pelo vice-presidente Fernando Sampaio de Castro; pelo Primeiro Secretário Manoel Douglas Soares Oliveira – Preto; e pelo Segundo Secretário José Antunes Vieira – Zezinho Salete.

Em consequência, com o retorno do vereador Edson Agostinho à Câmara, o suplente Gilberto Mateus – Tikim que é filiado ao mesmo partido, encerrou o mandato parlamentar.

Tikim também ocupou a cadeira no Legislativo enquanto o vereador Juliano Duarte esteve à frente do Executivo.
Já o PSB foi representado por Pedro da Paixão Sousa no período em que o vereador Ronaldo Bento atuou como prefeito.

Em seu discurso de posse, o prefeito Celso Cota reforçou o seu compromisso em investir “em todas as pastas: Saúde, Educação, Segurança, Cultura e todas as outras. Vamos trabalhar para o povo”.
O vice-prefeito Cristiano Vilas Boas completou: “não vamos governar apenas para os que votaram em nossa chapa, vamos governar para todo mundo”.

O vereador Fernando Sampaio ao reconduzir Edson Agostinho Carneiro – Leitão à presidência, declarou a necessidade de colocar os marianenses à frente das questões políticas e partidárias para que o mandato possa ser finalizado visando o bem da população.

Já Gilberto Mateus – Tikim, ao se despedir da Câmara, manifestou sua gratidão pelo período de vereança. “Estou triste em deixar de ser vereador, pois sempre trabalhei muito, mas entendo e torço sempre para o melhor de todos nós”, ressaltou o ex-vereador.

Foto: Mariana Hermidas

Publicidade