Centro Especializado de Referência para População em Situação de Rua é inaugurado em Ouro Preto

Publicidade _

O Centro Especializado de Referência para População em Situação de Rua, Centro POP, foi inaugurado em Ouro Preto na manhã da última segunda-feira, 7 de novembro, consolidando um avanço em política pública para pessoas que vivem nesse contexto.

Uma equipe multidisciplinar, composta por assistente social, pedagoga e psicóloga, já está formada para receber os usuários, que podem utilizar as instalações da casa para fazer refeições, tomar banho e usar a lavanderia. O Centro POP também oferece encaminhamento para os serviços públicos relacionados à Saúde, para obtenção de documentos e ao Sistema Nacional de Emprego (SINE).

O prefeito de Ouro Preto, Ângelo Oswaldo, destacou a importância do diálogo e da compreensão em um programa estruturado: “Desde o início do nosso mandato, nós nos preocupamos com esse fenômeno que reflete a crise econômica, psicológica e existencial. E não é com violência e preconceito que vamos enfrentar essa situação”.

Publicidade
_

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social vai supervisionar o Centro POP e fornecer recursos materiais e pessoal para o pleno e adequado funcionamento: “Eu avalio como um avanço na política de assistência social para atendimento desse público tão vulnerável. A casa será de acolhimento e ressignificação do sujeito”, pontua o secretário da pasta, Edvaldo César Rocha

A coordenadora do Centro POP, Tayana Lopes, afirma que a Unidade Socioassistencial do Município vai potencializar o trabalho com pessoas em situação de rua: “No ano que vem, a intenção é oferecer uma grade de oficinas e cursos para esse público”, disse.

Estiveram presentes o senador Alexandre Silveira, os secretários municipais Crovymara Batalha, Edvaldo Rocha, Leandro Moreira, Juscelino Gonçalves, Yuri Assunção e Zaqueu Astoni, os vereadores da Câmara Municipal de Ouro Preto, Alessandro Sandrinho e Matheus Pacheco, e o professor da UFOP, Jorge Adílio Pena. Profissionais de cidades vizinhas também compareceram à inauguração, como a coordenadora do Centro POP de Mariana, Paolla Araújo, que destacou os desafios e elogiou a iniciativa: “A principal dificuldade é a percepção das pessoas em uma visão higienista, mas o trabalho é feito com base no querer da pessoa, são seres humanos, com suas limitações, dificuldades e sua história. O Centro POP é um marco para a assistência em Ouro Preto”, declarou a coordenadora.

O Centro POP funciona de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h, na rua Padre Tobias, nº 109, no bairro Antônio Dias. O telefone de contato é 3559-3203.

Publicidade