Cerca de 70% dos comerciantes mineiros esperam vender mais no inverno deste ano

peças de frio

Os motivos para o otimismo nas vendas neste ano vêm da percepção de temperaturas caindo mais cedo
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De acordo com pesquisa da Fecomércio-MG, quase 70% dos empresários do comércio varejista de tecidos, cama, mesa e banho, calçados e artigos de viagem de Minas Gerais esperam vender mais neste inverno do que venderam no inverno passado.

Para 19,5%, as vendas serão iguais às do inverno de 2025 e para 8,4% serão piores. A avaliação de 55,8% dos empresários é de que o ticket médio das vendas fique entre 100,00 e 300,00.

No total, 78,0% das empresas ouvidas informam que são positivamente impactadas pela temporada de frio e 5,1% apontam impacto negativo. As vendas das regiões Sul e Mata são as mais estimuladas pela estação, respectivamente 90,5% e 88,1%.         

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Os motivos para o otimismo nas vendas neste ano vêm da percepção de temperaturas caindo mais cedo, conforme 66,3% e inverno rigoroso, 34,2%.

A maior parte das empresas, 70,1%, projeta um impacto positivo nas vendas entre 10,1% e 40,0%. Em cenário de impacto negativo, 37,9% das empresas preveem desaceleração de vendas de até 10,0%.

Gabriela Martins, economista da Fecomércio MG, destaca a adaptação do setor ao decorrer dos anos para o período caracterizado pelo inverno. “As empresas estão se adaptando muito bem para as novas realidades do clima. Desta forma, é possível que os comerciantes ajustem suas coleções para garantir maiores vendas e, consequentemente, maiores lucros.

Ela lembra que as peças de frio estão ficando com preços relativamente menores do que os observados antigamente, o que permite ao empresário uma maior variedade de produtos e de preços.

O período de maior movimento esperado para vendas de produtos de inverno é a primeira quinzena de junho, indicado por 54,7% das empresas.

A pesquisa mostra forte adesão do comércio às vendas online, sendo que 84,5% das empresas informam esta opção.

Foto: divulgação

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