Chegam em Minas as vacinas Sinovac/Butantan para idosos com 90 anos ou mais

Ritmo de entregas de vacinas poderia ter sido mais rápido aos mineiros. Negacionismo e amarras de Zema com o governo federal impediram mais agilidade na compra dos insumos. Foto: Pedro Gontijo
Publicidade _

Estado recebe neste domingo nova remessa com 315.600 doses da vacina contra a Covid-19. Elas serão usadas na quarta etapa da primeira fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a doença, que incluem nonagenários

Pessoas com 90 anos ou mais serão as próximas vacinadas no estado, determinou o Ministério da Saúde. Nesta fase, a meta também é imunizar mais 6% dos trabalhadores de saúde, totalizando 73% desse público.

Os riscos de agravamento e óbito pela covid-19 e de vulnerabilidade social foram considerados para a definição destes grupos prioritários. O Ministério avaliou a transmissão comunitária e o sobrerrisco para morte por covid-19, relacionado a faixas etárias mais avançadas, que chega a 8,5 para hospitalização e 18,3 para óbito entre idosos com 90 anos ou mais.
Três remessas já chegaram a Minas Gerais, totalizando 855.580 mil doses.19. Até o momento, 735.193 já foram entregues.

  • Neste ritmo, em alguns meses ou período maior, Minas atingirá o objetivo de imunizar sua população. A passos de tartaruga neste quesito, Zema vai devagar. Estimulador das viagens do vírus, Zema merece um olhar “drummondiano”. Não se definiu ainda em qual personagem melhor se encaixa.

  • Cidadezinha qualquer

Casas entre bananeiras
mulheres entre laranjeiras
pomar amor cantar.

Um homem vai devagar.
Um cachorro vai devagar.
Um burro vai devagar.
Devagar… as janelas olham.

Eta vida besta, meu Deus.

De Alguma poesia (1930)
Carlos Drummond de Andrade

Publicidade