No dia 05 de agosto, o ator Alex Carvalho estreia seu novo espetáculo, “Cheia de Graça – A Comédia”.
A montagem é o primeiro espetáculo solo do ator, que, em 2023, completará vinte anos trabalhando profissionalmente com teatro.
Alex Carvalho é formado em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Ouro Preto, membro-fundador da Cômica Cia de Teatro e, há quase vinte anos, atua como ator, diretor e dramaturgo.
Em sua trajetória artística, Alex já exerceu inúmeras funções no teatro (iluminador, figurinista, maquiador, etc.), além de ter sido monitor e professor no Curso de Iniciação ao Teatro do ICHS/UFOP, um desdobramento do Projeto de Extensão “Contadores de ‘Causos’ e Histórias”, por quase uma década.
A comédia “Cheia de Graça” conta a história de Creide, uma mulher simples que tem apenas três sonhos na vida: ter uma casa própria, ver os filhos encaminhados na vida e ser feliz.
Assim, a trabalhadora doméstica, Creide batalha diariamente para sobreviver num mundo que a todo o tempo tenta silenciá-la. Cheia de graça, ela convida a plateia a conhecer sua história e os caminhos da vida que a trouxeram até aqui.
A personagem Creide foi criada por Alex Carvalho em 2005, para a comédia “De Quatro! Como Agarrar um Marido”, primeiro espetáculo de palco da Cômica Cia de Teatro.
Naquele tempo, Creide era apenas uma mocinha chegando na cidade para trabalhar.
Em “Cheia de Graça”, Alex Carvalho traz de volta a personagem, imaginando-a como uma mulher à beira dos quarenta anos que não se conforma mais com as opressões que sofre, enquanto mulher negra empobrecida.
Foi preciso amadurecer a personagem, sua visão de mundo e o humor feito por ela, em harmonia com as pautas e questões em voga em 2023.
Equipe
“Cheia de Graça” é um espetáculo com direção e dramaturgia de Alex Carvalho e Assistência de Direção de Paola Mota. Cristiano Silva foi o responsável pela Preparação Vocal, Produção Musical e Backing Vocals. Jackson Santos assina os figurinos de Creide em “Cheia de Graça”.
O espetáculo conta ainda com a Participação Especial de Allan Bergantinne e Paola Mota. A montagem tem Apoio Cultural da Free Som – Escola de Música e da Prefeitura Municipal de Mariana.
Para a única apresentação, os ingressos podem ser adquiridos antecipadamente pelo valor da meia-entrada (15 reais) através da página do espetáculo no Instagram (@cheiadegraca.acomedia), na DeliGeli Sorvetes de Mariana ou na Escola de Música Free Som.