Cláudio Manoel comemora a 3ª edição do Dia do Lugar

Publicidade _

Para valorizar as diversas formas de manifestações culturais, artísticas e gastronômicas, foi realizado o Dia do Lugar, no distrito marianense,  um evento promovido pela Secretaria de Cultura que chega em todos os cantos do município.

Foi pela terceira vez, que o programa foi realizado na comunidade.

O prefeito Duarte Júnior foi ao evento e parabenizou os moradores por abraçar o programa e se envolver diretamente na organização. “A minha maior alegria é ver a comunidade envolvida nos eventos que promovemos. Fiquei extremamente satisfeito quando cheguei e vi o engajamento de cada morador, o quanto eles se preocupavam em receber quem vinha de fora. É uma alegria muito grande ver tanta gente unida, valorizando a sua cultura”, disse Duarte.

Publicidade
_
Artes do artesanato possui raízes e tradição no distrito

Para os moradores do distrito, como, por exemplo, para o diretor da Casa do Artesão, Gilson Roberto Ferreira, o Dia do Lugar é um evento importante e uma oportunidade, principalmente para os artesãos. “É em eventos como esse que expomos o nosso trabalho. É um momento para divulgarmos o nosso trabalho e o quanto Cláudio Manoel é rico em história”, afirmou.

Gastronomia e artesanato

Recheado de atrações culturais, como shows com artistas locais e apresentação da banda São Sebastião, do distrito, a comunidade pode participar das feiras de artesanato e gastronomia e o 1º Festival de Comida da Roça que premiou o melhor prato salgado e de sobremesa. Ao todo, 9 pratos salgados e 7 pratos doces foram avaliados. Os critérios eram utilizar frango como produto principal no prato salgado e produtos da terra para a sobremesa.

Tânia Maria Crispim de Miranda conquistou o paladar dos jurados com a galinhada com pirão e levou o prêmio máximo. “Não esperava ganhar, mas consegui e fiquei muito feliz. Amo cozinhar e tenho certeza que esse foi o diferencia na hora de montar o prato”, destacou.

A sobremesa escolhida foi o mamão espelhado, prato preparado por Maria Júlia Fernandes da Costa. “Decidi participar e apresentar algum prato bem simples. Fui no meu quintal e colhi o mamão e os cravos e preparei o doce com todo o carinho. Fiquei muito feliz com a vitória. Esse Festival é um incentivo para todos que gostam de cozinhar”, disse a moradora do distrito.

Foto: Eliene Santos

Publicidade