A partir de agora, residências de nove bairros do distrito ouro-pretano terão seus resíduos sólidos recicláveis coletados semanalmente pelo caminhão da Associação de Catadores de Antônio Pereira (AMRAP).
Os trabalhos se iniciam no mês em que se comemora o Dia Internacional da Reciclagem (17).
A ação da Prefeitura de Ouro Preto conta com o apoio do projeto Reciclo Agora da Vale e busca ampliar a produção e renda dos catadores da região e auxiliar a preservação do meio ambiente.
Desde 2021, a AMRAP recebe apoio do Projeto Reciclo Agora por meio do Plano de Compensação e Desenvolvimento da Vale para Antônio Pereira.
Até o momento, foram realizadas 48 consultorias e 24 oficinas formativas, além de apoio para a criação e a regularização do grupo.
Posteriormente, em junho do ano passado, a associação recebeu um capital semente no valor de R$ 46 mil, o que possibilitou a reforma e a manutenção do maquinário necessário para a atuação dos catadores.
Desde março deste ano, a AMRAP utiliza um galpão para processar o material e, mais recentemente, um caminhão para a realização da coleta – ambos cedidos pela prefeitura municipal.
Além da AMRAP, o Reciclo Agora apoia outras duas associações (Acmar e Padre Faria) em Ouro Preto.
Como participar da coleta seletiva
Itens como plásticos, papéis, metais e alumínios devem ser separados do lixo comum. A coleta é realizada uma vez por semana em todos os domicílios localizados dentro do perímetro urbano e ao longo da Rodovia MG129.
Rota da coleta seletiva em Antônio Pereira
Segunda-feira
Manhã – Sitiantes, Bela Vista, Pedreira (Beco Novo)
Tarde – Centro, Tabuleiro (cima e baixo) e Lagoa
Quarta-feira
Manhã – Vila Samarco
Tarde – Ao longo da Rodovia MG 129
Sexta-feira
Manhã – Lapa e Mercês
Tarde – Canga e Dom Luciano
Foto:RC8 Treinamentos