Coletivo Minas da Voz realiza a “II MOSTRA DE MULHERES COMPOSITORAS MINAS DA VOZ”

Publicidade _

A II Mostra de Mulheres Compositoras Minas da Voz será realizada entre os dias 24 e 27 de junho no  Youtube e Instagram (@minas.da.voz) e conta com 12 shows musicais, lives e  rodas de conversas.

Adaptando-se ao formato virtual, a segunda edição da mostra,  que é realizada e produzida pelo Coletivo Minas da Voz, apresentará ao público o trabalho de compositoras e intérpretes com diversos gêneros musicais, contextos socio-econômicos e narrativas artísticas. 

A programação conta com nomes como Manu Dias, Érika Curtiss, Isabela Dilly, Dedo de Dama Trio, Maju, Xaral, Trinca de Damas, Luzmilla Luz, Dj Osupa, Julia Carvalho, Andrea Bazan e convidadas.

O objetivo principal do evento é potencializar o corpo da mulher como fazedora das artes através da criação de espaços de troca, confidência e cantos coletivos desconstruindo a estrutura patriarcal nas artes e na vida, promovendo espaços de resistência na nossa região, incentivando as construções de mulheres, não só no fazer artístico, como também nas áreas técnicas que compõem a cadeia produtiva da indústria cultural. Visando esse fortalecimento, o coletivo Minas da Voz reuniu uma equipe técnica liderada por mulheres para a construção e realização do evento. 

A mostra Minas da Voz propõe a difusão e promoção das vozes de mulheres de Minas e do mundo. Além de artistas do Brasil, conta com presenças internacionais de outros países latinoamericanos, como a Argentina, além da Região dos Inconfidentes (Ouro Preto e Mariana/MG)

Durante os quatro dias de evento será possível assistir a apresentações que vão do samba ao eletrônico, passando por ritmos latinos através de trabalhos autorais que possibilitam a multiplicação de vozes, cantos, e sons produzidos por mulheres de diferentes contextos. O coletivo irá proporcionar um evento onde o protagonismo feminino ultrapassa barreiras e coloca a composição de mulheres como foco da programação. 

A maioria dos shows e apresentações que serão transmitidos nessa segunda edição foram gravados no Sagarana Café-Teatro, em Mariana, respeitando as medidas sanitárias. “A equipe inteira ficou impressionada com a qualidade dos trabalhos apresentados, incluindo a produção. Mesmo tendo feito essa curadoria, a gente não tinha a dimensão da grandeza artística das mulheres convidadas, que deram tudo de si”, afirmou Luiza Gaião, que faz parte do Minas da Voz. Cassia Silva, que também integra o coletivo, completa: “As artistas apresentaram shows potentes e emocionantes! Nós do coletivo Minas da Voz podemos afirmar com toda a certeza que vem muita coisa boa por aí!”. 

Todas as atividades acontecem às 19 horas, tanto no instagram, como no youtube do coletivo Minas da Voz. 

Programação: (Line UP)

https://www.instagram.com/minas.da.voz/

https://www.youtube.com/channel/UCUP1T5HF3J4nKnZjSDpXFLw

Dia 24/06/2021  Youtube 

Live do coletivo minas da voz + show de Andrea BaZan e Convidades (ARG) 

Dia 25/06/2021 – no Youtube Minas da Voz

Shows de Manu dias, Luzmilla, Lara Xaral  e Dedo de Dama 

Dias 26/06/2021 no Youtube  

Shows de Trinca de Damas , Isabela Dilly – Psicoflóricas, Dany Maju e DJ Osupa

Dia 27/06/2021 no  Youtube 

Shows de Luisa Doné , Julia Carvalho  e Erika Curtiss

Sobre o coletivo: 

O Coletivo Minas da Voz surgiu em 2015 nas cidades de Ouro Preto e Mariana, no interior de Minas Gerais, com o objetivo de promover o  fortalecimento e empoderamento da mulher artista, cis e trans, incentivando, nutrindo e revelando a crescente cena de compositoras no Brasil e na América Latina, tratando do papel do feminino dentro do mundo da criação artística e  musical. 

Compõem o coletivo Andrea Bazan, Cássia Silva, Luiza Gaião, Mo Maie e Thaiz Cantasini. Cinco mulheres compositoras e multi artistas, que realizam ações propositivas na música e nas artes em conexão com diversas redes e coletivos produzidos por mulheres, como o “Ninféias (Núcleo de Investigação Feminista)”, a “Rede Sonora – Ciclo Internacional de Compositoras”, “Bangalô de Irene”, “Queerlombos”, “Cia Honorato Encantaria Mística”, “Coletivo Mani”, “Mulheres em Trânsito” e “Traviarcas Íntimas”. 

História da mostra

A primeira Mostra Minas da Voz aconteceu em 2015, a partir de uma iniciativa autônoma do Coletivo Minas da Voz, com o objetivo de promover o fortalecimento e empoderamento da mulher artista, buscando gerar e ampliar espaços de discussões a partir de conceitos de gênero/sexo e trocas de experiências entre mulheres artistas e o público geral, estimulando crescimento das iniciativas de mulheres compositoras e musicistas do interior de Minas Gerais, que muitas vezes não chegam aos principais circuitos do estado e do país, devido à falta de articulação com os cenários e agentes dominantes.

Historicamente, a região dos Inconfidentes sempre foi celeiro de criatividade em Minas Gerais, no entanto, a presença da mulher na vida política, social e artística, sempre esteve em estado de desigualdade comparada à presença masculina.

Na primeira edição da Mostra Minas da Voz, foram realizados shows autorais, oficinas de arte- educação,  cortejos musicais em espaços públicos; performances e exposições de artes plásticas e fotografia de artistas brasileiras e latino-americanas, ampliando o espaço de atuação e estimulando o aumento da cadeia produtiva de mulheres artistas e produtoras bem como o contato entre artistas e coletivos femininos da região.

II Mostra de Mulheres Compositoras Minas da Voz 

 

Informações:

Publicidade