O Coletivo Olho de Vidro surgiu no ano de 2007 em Ouro Preto, MG. Neste ano de 2021 é composto pelos fotógrafos Alexandre Martins e Eduardo Tropia e pelos fotógrafos convidados Mila Damasceno, Suttane Hoffmann e Vinicius Terror.
Tradicionalmente o Coletivo realiza uma exposição anual, onde estabelece um espaço de reflexão e experimentação por seus integrantes que trabalham sobre o tema proposto, cada qual no seu canto, de forma independente e desconhecida. Assim, o Coletivo tem como premissa a diversidade do pensar e do olhar.
Com a Pandemia do COVID-19, com o mundo virado e revirado, sob o risco do contágio, da necessidade do distanciamento, de perdas, de descobertas e redescobertas vitais, restaram frestas, apreensão e ausências. Impermanência. Neste ambiente, o Coletivo sabe que inventar janelas é necessário, num ato de resiliência e com olhar delicado para fora e para dentro.
A exposição virtual, em forma de vídeo, “Tão pouco, tão tudo”, traz a luz e os momentos que seus fotógrafos encontraram com “seus olhos de vidro”.
A exposição tem apoio cultural do Museu da Inconfidência. O lançamento será no dia 6/8/2021, sexta-feira, às 20h, no canal do YouTube do Coletivo Olho de Vidro.
O link e outras informações também estarão disponíveis no Instagram @coletivoolhodevidro.