A Colômbia venceu a Alemanha por 2 a 1 em um jogo que já está entre os melhores da Copa do Mundo Feminina da FIFA 2023™ . Cheio de reviravoltas, o placar foi construído com um lindo gol da jovem Linda Caicedo, um pênalti convertido pela veterana Popp aos 44 do segundo tempo e um cabeceio certeiro de Vanegas aos 52.
A história foi escrita. Antes da partida deste domingo, a seleção alemã não perdia um jogo da fase de grupos da Copa Feminina desde 1995.
A Colômbia lidera o Grupo H com seis pontos, mas ainda não está classificada para as oitavas. Na rodada derradeira, a equipe vai enfrentar o Marrocos, terceiro colocado com três pontos, que ainda pode superá-la — embora precise tirar uma diferença de oito gols de equilíbrio. No mesmo dia, em 3 de agosto, a Alemanha enfrenta a Coreia do Sul, que ainda não pontuou, mas não está eliminada.
Após um primeiro tempo muito físico, um golaço de pura técnica tirou o zero do placar aos 7 minutos da etapa final. Aos 18 anos, o fenômeno Linda Caicedo dominou na área, dançou entre duas marcadoras com um drible curto e chutou no ângulo.
Do outro lado, a veterana Alexandra Popp, de 32, poderia ter marcado bem antes: em um lance no fim do primeiro tempo, livre e de frente para o gol, ela finalizou de canela e errou o alvo. Em outra jogada, ela aproveitou justamente um recuo atrapalhado de Linda Caicedo, pegou a bola e fez tirar tinta do travessão.
Estratégia
As europeias pressionavam, as sul-americanas aproveitavam os contra-ataques. Mas, enquanto Mayra Ramírez lutava para manter a bola no campo de ataque, a torcida da Colômbia começou a cantar olé com o toque de bola aos 35 do segundo tempo.
Um perigo… era cedo demais para festejar contra a Alemanha! Aos 42, Oberdorf recebeu entre as zagueiras, invadiu a área e foi derrubada pela goleira Catalina Pérez. A cobrança coube a Popp, que bateu no meio do gol e empatou. É o terceiro gol da veterana alemã no Mundial, bem posicionada na disputa pela Chuteira de Ouro.
Mas a Copa do Mundo da FIFA é inacreditável, e a aceleração Colômbia se mostrou incansável. Em cobrança de escanteio aos 52, Manuela Vanegas subiu mais do que todo mundo e cabeceou para a rede.
O número
Linda Caicedo (18 anos e 158 dias) é a segunda atleta mais jovem da história da América do Sul a marcar em dois jogos da Copa do Mundo Feminina da FIFA. A primeira ainda é Marta, do Brasil, que aos 17 anos fez gols em três partidas da edição de 2003.
Foto: fifa.com