Alguém já te contou que metade do resíduo produzido, por nós, em casa, é orgânico e compostável, isto é, reaproveitável? Mesmo assim, acaba indo para um aterro, se tornando um problema ambiental e gerando gastos para o município.
É por isso, que sob coordenação da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Desenvolvimento Sustentável, a prefeitura de Santa Bárbara iniciou estudos preliminares para implantação de um projeto sobre compostagem urbana na cidade.
A Compostagem Urbana envolve um processo de reciclagem de resíduos orgânicos, para assim, transformamos o “lixo” em adubo orgânico rico em nutrientes, que poderá retornar à terra, sendo utilizado, por exemplo, no cultivo de alimentos naturais sem uso de agrotóxicos, para manutenção de jardins, praças públicas, dentre outras utilidades.
Desta forma, mantem-se o ciclo da alimentação, respeitando a natureza, além de reintegrar o ser humano ao meio em que está inserido, reforçando o seu papel de agente transformador.
Já está sendo levantada a área para instalação, contratando-se o estudo de viabilidade e realizando visitas em unidades de tratamento. A referência para desenvolvimento do projeto tem sido o programa Massalas, que realiza uma série de trabalhos envolvendo a compostagem, atuando em Belo Horizonte e na região metropolitana.