Comenda da Liberdade Chico Rei foi entregue na Câmara de Ouro Preto

" É uma Comenda que pede reconhecimento, que pede uma abertura", lembrou o ex-vereador Chiquinho de Assis.

Comenda reconhece a contribuição dos negros e a dívida da sociedade com parte de si, especialmente em Ouro Preto.
Publicidade _

O ex-vereador Chiquinho de Assis, autor da Comenda; os membros do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR); o diretor de Promoção da Igualdade Racial, Kedison Guimarães, representando o Executivo Municipal; os vereadores Matheus Pacheco (PV), Alex Brito (CIdadania) e a vereadora Lilian França (PDT), participaram da atividade de entrega da Comenda que presta homenagens para aqueles que lutam contra a desigualdade, discriminaçã e promovem ações em benefícos da comunidade, em Ouro Preto e no país, em cerimômia realizada na última sexta-feira (26).

Criada em 2017, a definição das pessoas físicas e jurídicas indicadas e escolhidas via Conselho composto pelos vereadores Alex Brito, Lilian França e Naércio Ferreira, e por representantes do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR) e do Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC).

Segundo Chiquinho, a preservação da memória do povo negro só pode ser alcaçanda com representatividade. “Essa Comenda vai em homenagem a todo o nosso povo negro, do mais pobre ao mais estudado. É uma Comenda que pede reconhecimento, que pede uma abertura”, declarou.

A historiadora, pesquisadora, atriz, mobilizadora e produtora cultural, Sidnéa Francisca do Santos, agraciada com a Comenda, em seu momento de fala, lembrou da luta histórica dos negros em Ouro Preto, ressaltando diversas personalidades do município que contribuíram para a conquista de direitos para a população de origem afro-brasileira. “Quero saudar a todas as pessoas que estão na luta anti-racista conosco. Uma luta que não começou agora, que vem de muitas décadas e que começa a dar seus frutos agora. Uma andorinha sozinha não faz verão, por isso nós estamos nos juntando, nossa voz tem que ser ouvida. Acho que nunca antes na história dessa Câmara tantos pretos estiveram reunidos em um único dia para serem homenageados”, disse.

Para o vereador Alex Brito, membro do Conselho, é importante homenagear agentes que lutam em prol da igualdade racial. “ É um dia de muita felicidade, estou embargado de emoção. Aqui, hoje, eu me sinto representado. Essa Câmara, hoje, me representa. Esse movimento que está aqui me representa. É uma honra ter todos vocês aqui”, destacou.

Encerrando o evento, o presidente da Sessão Solene, vereador Matheus Pacheco (PV) ressaltou o compromisso da Casa Legislativa em realizar, junto à comunidade, políticas públicas favoráveis à toda população. “A Câmara Municipal é um ambiente favorável a todos os tipos de ações e a tudo aquilo que o nosso povo anseia. Este espaço precisa ser utilizado, também, por vocês, juntos conosco, para a efetivação de políticas públicas. Nós precisamos dar as mãos para construirmos uma cidade melhor”, evidenciou.

Homenageados deste ano:

Associação Amigos do Reinado de Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia (AMIREI)

Antônio Marcos de Paula (Tunico dos Telhados)

Escola de Música e Casa de Arte Samba Preto Choro Jazz

Luiz Fernando de Medeiros Teixeira

Marisa Nzinga

Sidnéa Francisca dos Santos

Publicidade