Foi realizada pela Câmara de Mariana na sexta (25, a segunda edição da comenda do Mérito Esportivo em homenagem aos cidadãos que se destacam na área e incentivam outros marianenses a praticar esportes.
A medalha e o diploma foram concedidos por indicação da Comissão Especial do Mérito Esportivo.
Ela é formada por representante da Câmara, das secretarias de Educação e Esportes, do Conselho Municipal de Esporte, da Liga Esportiva de Mariana e da Associação Marianense de Handebol.
A honraria foram concedidas para Antônio Alves dos Santos (Antônio do União); Bruno Ricardo de Freitas; Daliene Carolina de Souza; Denilson José Carneiro; Geraldo de Souza e Silva (Lalosca); Italo Henrique de Oliveira; Jean Carlos da Costa; Jorge Sebastião Batista (Jorginho professor); José Expedito Araújo; Lázaro Jesus Moreira; Luís Gustavo Gomides; Miguel Magalhães Neto; Priscilla Tukoff G. Patoilo; Sebastião Aquino Isabel; e Sebastião Gilmar da Silva.
Com longa trajetória no cenário esportivo do município, Bruno Freitas foi um dos oradores na cerimônia representando os homenageados:
Durante o seu pronunciamento, agradeceu o reconhecimento da Câmara ao seu trabalho.
“São 20 anos de história na Secretaria de Esporte. Dediquei mais da metade da minha vida a esse trabalho. Tenho orgulho de dizer que faço parte dessa equipe. Hoje, Mariana é referência no Esporte”, discursou Bruno Freitas.
Para o professor de educação física na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE Mariana, Jorge Sebastião Batista, é preciso que o município siga dando atenção às pautas de inclusão no esporte.
”Só assim poderemos garantir qualidade de vida para os cidadãos”, disse.
O presidente da Câmara Municipal, vereador Edson Agostinho – Leitão (Cidadania), manifestou sua gratidão ao empenho de todos os profissionais do esporte e pela inspiração que dão ao povo marianense.
Em sua manifestação, o vice-prefeito, Cristiano Vilas Boas (PT), endossou as palavras de Leitão.
Ele garantiu que o Executivo trabalhará para “levar esporte e lazer para todos, não apenas nos grandes eventos do centro, que são muito importantes, mas precisamos levar o esporte para os distritos e periferias também”, ressaltou.