Mil residências foram visitadas e dez carrocerias com lixo e materiais inservíveis foram retiradas do bairro Santo Antônio, em Mariana.
Este foi o resultado do Dia D de Mutirão de Limpeza contra a proliferação do mosquito Aedes aegypti, que aconteceu no sábado (18).
A ação, promovida pela Prefeitura de Mariana, por meio da Secretaria de Saúde, visa orientar sobre a proliferação da dengue e reduzir os índices para a doença.
Junto da comunidade, atuaram 45 agente de endemias que, em caso necessário, realizaram a remoção de focos não removíveis das lavas do mosquito com larvicida.
Maria do Rosário, de 36 anos, lembrou que vizinhos já foram diagnosticados com dengue este ano.
“Em fevereiro aconteceu um surto no nosso bairro e muitos moradores ficaram doentes. Para que não aconteça novamente, é importante a colaboração de todos”, destaca.
Conforme o Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti (LIRAa), o bairro possui alta incidência de larvas do mosquito.
Dados da Secretária Municipal de Saúde apontam que 80% dos focos estão dentro das residências.
Trabalho conjunto
Agentes da Defesa Civil apoiaram o Dia D de Mutirão de Limpeza com intervenções em áreas de difícil acesso.
Fiscais do Código de Postura orientaram sobre irregularidades, como a ausência de manutenção em loteamentos e acúmulo de lixo.
A multa para os proprietários de terrenos urbanos abandonados é de R$ 3.420,00.
Servidores das secretarias de Meio Ambiente, Obras e Transporte percorreram os 51 quarteirões do bairro para promover a limpeza de ruas e espaços públicos.
A Secretaria de Esportes promoveu atividades na Rua de Lazer, com brincadeiras e pipoca para as crianças.
Em uma ação educativa, através de amostragem, foi exposto o ciclo evolutivo do mosquito transmissor da dengue.