Conexões Pretas abre Festival Baobá hoje em João Monlevade

Conexões Pretas abre Festival Baobá hoje em João Monlevade
Publicidade _

A Prefeitura de João Monlevade, em parceria com a Fundação Casa de Cultura, tem o prazer de anunciar o Festival Baobá – Pretas Tradições, que começa hoje, 18, e vai até domingo, totalmente gratuito para todos. O evento contará com a presença da renomada banda Olodum, entre outras atrações imperdíveis. A abertura será no Real Esporte Clube, com três eventos, e nos demais dias, a programação acontecerá na Praça do Povo.

O primeiro evento, Conexões Pretas, será às 19h e abordará temas como culturas negras, empreendedorismo, desafios, conquistas e estratégias para combater o racismo estrutural. O bate-papo contará com a presença de diversos convidados ilustres, como a ativista Alexsandra Mara Fernandes, o músico e empresário Daniel Bahia, o fotógrafo João Freitas, a influencer Keity Ellen, a massoterapeuta Layla Alcântara e o empresário Tio Lucas. A mediação será feita pela diretora-presidente da Fundação Casa de Cultura, Nadja Lírio Furtado.

Olodum e muito mais

Na sequência, às 20h, teremos a intervenção cênico-poética Falas Negras, seguida pela Palestra Sambada do multiartista Camilo Gan, às 21h. Na sexta-feira (19), a Praça do Povo será palco para a Batalha de MC’s, com o Highrats Coletivo da Raiz ao Fruto, e a apresentação do grupo de percussão Tambores do Morro, que antecederá o show da Banda Olodum, marcado para as 22h.

Publicidade
_

No sábado (20), a festa começa às 15h com a encenação do espetáculo Memórias à Venda, do grupo Instituto Cultural Tambor de Raiz, seguido pela apresentação do grupo Dôi Neguim, de Pouso Alegre, e do Coral Família Alcântara, que trará a música dos saberes quilombolas. Às 18h, o espetáculo de dança Tudo Que Nóis Tem é Nóis trará os afetos da comunidade preta, seguido pelo show da banda Jazzô, de Belo Horizonte, e da força preta das mulheres do grupo Resenha Delas.

No domingo (21), o Festival Baobá continua com o teatro do grupo Circo Negro, às 13h, e a apresentação do grupo monlevadense Degradê, às 15h. Em seguida, o Renovação Erê, de Nova Era, traz capoeira, com maculelê e puxada de rede, às 16h30. O tradicional Congado ganha espaço em seguida, com um grande cortejo, e para encerrar a noite, às 18h, o Instituto Cultural Tambor de Raiz apresenta o espetáculo Caburé.

Gastronomia

Além das atrações culturais, o Festival também contará com a afrogastronomia, uma feira de gastronomia com delícias da culinária afro-brasileira, o Espaço Erê para as crianças e o Espaço de Beleza Negra. Tudo isso na Praça do Povo. Venha participar e celebrar as Pretas Tradições no Festival Baobá!

Publicidade