Congonhas e Conselheiro Lafaiete vencem XII Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora

Municípios vencedores se consolidam como cidades empreendedoras mineiras

Congonhas concorreu com o projeto “Programa de Microcrédito Avança Congonhas”, que criou a linha de crédito com taxas de juros abaixo das disponíveis no mercado. .
Publicidade _

Os municípios de Congonhas e Conselheiro Lafaiete venceram o XII Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora nas categorias Inclusão Produtiva e Governança Territorial, respectivamente.
O anúncio foi realizado na cerimônia de premiação na manhã desta quarta-feira, 17, na sede do Sebrae Minas, em Belo Horizonte.
O evento contou com a presença de cerca de 300 convidados, dos 24 municípios finalistas, entre prefeitos, secretários, lideranças e autoridades municipais e estaduais.

Congonhas concorreu com o projeto “Programa de Microcrédito Avança Congonhas”.
Por meio de financiamentos para Microempreendedores Individuais (MEIs), Micro e Pequenas Empresas (MPEs), agricultores e profissionais autônomos, o programa proporcionou acesso ao crédito com baixos custos e orientações financeiras gratuitas.
O Avança Congonhas criou a linha de crédito com taxas de juros abaixo das disponíveis no mercado.
Dessa forma, milhares de empreendedores e postos de trabalho foram mantidos, com mais de R$ 20 milhões disponibilizados em crédito para os pequenos negócios locais.

“A importância de receber o prêmio para uma cidade como a nossa mostra o quão é significativo nos sentirmos valorizado de trabalhar para todos aqueles que confiam no nosso governo. Fico feliz de mostrar o quanto fomos bem recebidos nessa iniciativa tão inovadora e que leva o nosso município a um novo patamar”, celebra o prefeito de Congonhas Cláudio Antônio de Souza.

Conselheiro Lafaiete

E o município de Conselheiro Lafaiete concorreu com o projeto “Serviço de inspeção, sua importância na implantação do SIM Consorciado”.
O SIM de forma consorciada é uma iniciativa de Conselheiro Lafaiete e do CODAP, Consórcio Público para Desenvolvimento do Alto Paraopeba.
O objetivo é fiscalizar os produtos de origem animal na região.
O trabalho é desenvolvido de maneira orientativa, a fim de aumentar o emprego e renda de produtores rurais, por meio de certificação com selo de qualidade.

O SIM de Conselheiro Lafaiete se tornou referência na região. Com o SIM consorciado, uma única legislação vigora em todos os municípios, reduzindo a burocracia no ato do registro.
Devido ao rateio dos custos, uma equipe maior pode ser contratada, resultando no aumento do número de produtores que recebem atendimentos.
Atualmente, os produtores cadastrados podem comercializar seus produtos em todo país, escoando sua produção de forma segura e aumentando consideravelmente seus mercados.

“Esse prêmio é muito importante, pois é um reconhecimento de um trabalho que começamos no primeiro ano de nosso mandato. Criamos um serviço de inspeção municipal e ampliamos para a região. Hoje ele tem maior alcance, possibilitando que nossos produtores tenham o selo de identificação de seus produtos. É um grande avanço para o empreendedorismo e o desenvolvimento da região. E Conselheiro Lafaiete obtém hoje o reconhecimento do Sebrae, que é fundamental”, ressalta o prefeito Mário Marcus Leão Dutra.
Em suas 12 edições, o Prêmio Prefeitura Empreendedora já reconheceu 71 iniciativas de 49 municípios de Minas Gerais, projetos que têm inspirado diversos municípios do estado a evoluírem em suas estratégias de promoção do desenvolvimento econômico e social.

Foto: Joseane Silveira

Publicidade