Conselho de Segurança aprova resolução que pede pausa humanitária e liberação de reféns em Gaza

Os Estados Unidos vetaram uma emenda da Rússia sobre cessar-fogo no conflito

Uma resolução de Malta sobre pausas e corredores humanitários na Faixa de Gaza no Conselho de Segurança da ONU foi aprovada, nesta quarta-feira (15). Foram 12 votos a favor, zero contra e três abstenções.
Publicidade _

Após cinco semanas do conflito entre Israel e Hamas na Faixa de Gaza, que já deixou cerca de 11,5 mil mortos só na Faixa de Gaza, o Conselho de Segurança nas Nações Unidas (CSNU) aprovou nesta quarta-feira (15) uma resolução que pede pausas humanitárias prolongadas no território, além da libertação dos quase 240 reféns mantidos pelo movimento.
Essa foi a primeira vez que o principal órgão da ONU quebrou o silêncio com relação à guerra, uma das mais sangrentos do Oriente Médio nas últimas décadas.
Os Estados Unidos vetaram uma emenda da Rússia sobre cessar-fogo no conflito, que também teve nove abstenções.

O texto foi preparado por Malta e recebeu 12 votos a favor.
Outros três países se abstiveram – Estados Unidos, Reino Unido e Rússia.
A resolução apela para “pausas e corredores humanitários urgentes e prolongados em toda a Faixa de Gaza durante um número suficiente de dias”.
O objetivo é fazer com que a ajuda chegue à população civil.

Como não foi rejeitada por nenhum dos membros permanentes (Estados Unidos, Rússia, China, França e Reino Unido), que possuem poder de veto, o texto entra em vigor.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Foto: Reprodução