Conselho Universitário recusa a realização do carnaval na Praça da UFOP

Segurança não pode ser desprezada nos festejos

Instabilidade em morro próximo do local previsto para algumas atividades momescas é uma ameaça a transeuntes e foliões,
Publicidade _

Após reunião realizada ontem (25), o Conselho Universitário (Cuni) decidiu não ceder a Praça da UFOP e outros espaços do Centro de Convenções para a realização de atividades do carnaval de 2023.

A questão foi colocada em discussão pela reitora Claudia Marliére depois de dialogar com pesquisadores e de receber da Defesa Civil a indicação de que a responsabilidade estaria a cargo da Universidade.

A circulação de pessoas no local está limitada por causa da movimentação de terra do Morro da Forca em 7 de janeiro, mesmo local de outro deslizamento ocorrido em 13 de janeiro de 2022, que soterrou dois casarões da Praça da Estação.

Publicidade
_

Em decorrência do risco da movimentação de terra, foi indicado pela Defesa Civil que o prédio onde funciona a Procuradoria Jurídica e o Salão Mariana do Centro de Convenções permaneçam sem ocupação por tempo indeterminado. A Prefeitura Municipal de Ouro Preto indica a viabilidade da realização de eventos, com estratégias de evacuação, mas informa que não serão feitas obras adicionais até o carnaval.

Entendendo que a circulação de pessoas no local não apresenta garantia de segurança, somada ao risco de o som utilizado nos shows impactar adicionalmente o problema, o Conselho optou por tomar a posição mais conservadora. Por isso, a Praça da UFOP e demais espaços do Centro de Convenções não serão disponibilizados para a realização de eventos dos blocos ou outras atividades do carnaval ouro-pretano.

Foto: Ufop

Publicidade