CONSPIRADOS – Bloco dos programas de saúde mental de Ouro Preto completa duas décadas de existência

Foto: Kako Nabuco
Publicidade _

Tudo pronto para mais um carnaval em Ouro Preto, considerado o maior do interior do Brasil. Os animados blocos já se preparam para desfilar pelas ladeiras da histórica cidade, dentre eles, o centenário Zé Pereira dos Lacaios, o mais antigo bloco carnavalesco em atividade do país. Mas há outros, nem tão antigos, mas que também carregam belas histórias já podem ser considerados tradicionais.

É o caso do Bloco Conspirados que está completando 20 anos de folia e traz nos seus estandartes o lema “Libertas que será tão bom”.

Christine Vianna Algarves Magalhães, coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial da Infância e Juventude (CAPSIJ), explica que o bloco é formado por usuários, familiares e profissionais da Rede Municipal de Atenção Psicossocial. Além do CAPSIJ, envolve também o CAPSII, o Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e outras Drogas (CAPSad) e o Centro de Convivência Convidativa de Cachoeira do Campo. “Mas é aberto a todos que quiserem participar”, garante a coordenadora, que acompanha todos os desfiles do bloco desde a sua fundação.

Publicidade
_

E, pelas ruas de Ouro Preto, em vigésima edição, o cortejo dos Conspirados certamente arrancará de novo calorosos aplausos de moradores e visitantes. Afinal, é fácil reconhecer, pelas feições alegres de seus foliões, o incalculável valor dessa iniciativa que, rompendo preconceitos e descartando as diferenças, promove com sucesso a socialização da turma da Saúde Mental e traz mais cor e emoção à festa em homenagem ao Rei Momo. Este, personagem portador simbólico das chaves da cidade que personifica a ironia e a irreverência, e todos os anos nos faz lembrar que, seja gordo ou esbelto, rico ou pobre, o importante é nunca perder a majestade.

O Bloco Conspirados desfila na quinta-feira, 20 de fevereiro. A concentração acontece às 16h, na Praça Tiradentes, de onde o cortejo parte rumo ao Largo do Rosário, passando pela rua das Flores, rua São José, Largo da Alegria e rua Getúlio Vargas.

Publicidade