Consulta pública on-line discute a ampliação da área de proteção do Parque Ecológico de Itabirito

Publicidade _

Reunião extraordinária do Codema contou com a participação on-line da população

Um importante passo para a preservação do Meio Ambiente em Itabirito aconteceu no último dia 7 de maio, com a Consulta Pública On-line, para a Ampliação da área de proteção do Parque Ecológico de Itabirito. A reunião extraordinária do Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Melhoria do Ambiente (Codema) recebeu técnicos da Secretaria de Meio Ambiente como o biólogo Milton Ribeiro, a geóloga Jéssica Costa e a advogada Beatriz Silva, para a apresentação do projeto que, além de ampliar a área do Parque Ecológico, vai transformá-lo em uma unidade de conservação de uso sustentável.

Durante a reunião, que foi transmitida ao vivo pela página da Prefeitura no Facebook, a população pode participar mandando perguntas, sugestões e comentários que foram respondidos pela equipe técnica. “Avaliamos que foi muito proveitosa a participação dos internautas durante a transmissão da reunião. Eles colocaram pontos importantes e tiraram as suas dúvidas relativas a essa nova proposta que gera mais proteção ao meio ambiente de Itabirito”, ressalta Frederico Leite, Secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e presidente do Codema.

“A proposta é que o Parque se torne uma Unidade de Conservação de Uso Sustentável, classificada como Área de Relevante Interesse Ecológico e que sua área passe dos 45 mil metros quadrados atuais para 383 mil metros quadrados. Por ser de uso sustentável, a área da nova unidade não fica impossibilitada de receber intervenção, desde que autorizada pelo Codema, que será gestor do parque”, explica Milton Ribeiro, biólogo do Parque Ecológico.

Publicidade
_

Outras vantagens do projeto é a conservação da mata atlântica, presente em nosso município, área de preservação permanente ao longo do Rio Itabirito por suas matas ciliares e, consequentemente, o próprio rio. “A unidade de conservação é mais uma maneira de preservar uma área verde dentro da cidade, o que é importantíssimo para a manutenção da biodiversidade de fauna e flora no município, permitindo assim a transição e abrigo de diversos animais silvestres que podem ser importantes polinizadores e dispersores de semente”, enfatiza Milton.

Um Parque Ecológico atrai muitos turistas, o que traz retorno financeiro para o município, além de permitir o aumento do fator de qualidade do ICMS ecológico, que traz recursos do estado para Itabirito.“A ampliação possibilitará a criação de um complexo eco cultural esportivo. A finalidade é conservar o ecossistema natural local e protegê-lo contra quaisquer alterações, de forma a possibilitar o desenvolvimento de atividades de cultura, educação ambiental, turismo ecológico e recreação em contato com a natureza”, finaliza Frederico.

No site da Prefeitura, é possível ver o laudo técnico e mapas temáticos com a nova área do Parque Ecológico de Itabirito por meio do link https://cutt.ly/LynZR8T. O próximo passo para a efetivação do projeto é a elaboração do decreto e o plano de manejo da nova unidade de conservação, onde as diretrizes serão apresentadas para o uso da nova área.

Publicidade