Coral Cidade dos Profetas apresenta concerto com obras inéditas da música colonial mineira em Itabirito

Obras foram escritas há mais de 200 anos

A apresentação será realizada no domingo, 9 de junho, às 20h, na Matriz Nossa Senhora da Boa Viagem, com entrada gratuita.
Publicidade _

Em sua missão de resgatar, preservar e compartilhar a rica herança musical de Minas Gerais, o Coral Cidade dos Profetas de Congonhas se prepara para encantar o público de Itabirito com um concerto que abrange obras inéditas resgatadas do período colonial.

A apresentação acontece no domingo, 9 de junho, às 20h, na Matriz Nossa Senhora da Boa Viagem, com entrada gratuita e terá participação especial do Coral Canarinhos de
Itabirito e do maestro Éric Lana.
Para compartilhar essas preciosidades com o público, no último ano, o Coral Cidade dos

Para compartilhar essas preciosidades com o público, no último ano, o Coral Cidade dos Profetas realizou um extenso trabalho de pesquisa e resgate de peças que pertencem ao acervo do maestro Francisco Solano Aniceto.

Publicidade
_

As peças não eram executadas desde o século 18.

Entre elas, estão “Responsório A4”, de Francisco Gomes da Rocha, “Ó Lingua Benedicta”, de Padre João de Deus, e “Tota Pulchra”, de autoria desconhecida.

O projeto é elaborado em parceria com a Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), detentora do conjunto.

Essa conexão com a música antiga de Minas Gerais teve um significado profundo para os membros do Coral Cidade dos Profetas.

“Nos sentimos privilegiados por termos acesso a esse acervo junto à UEMG e orgulhosos por levarmos essas obras ao público. As pessoas que nos assistem se sentem encantadas quando escutam e apreciam, em pleno 2024, um repertório escrito há mais de 200 anos”, destaca o maestro José Herculano Amâncio.

A paixão pela arte sacra foi o que levou Marco Carmo a fazer parte do Coral Cidade dos Profetas.

Para ele, é uma alegria resgatar essas partituras e, com isso, exaltar a beleza da arte mineira.

“Cada experiência em uma igreja nova, com um público novo, é sempre renovadora. Causa uma esperança grande ver a arte barroca florescendo, caindo aos ouvidos de outras pessoas, para que elas possam se apaixonar como eu me apaixonei”, completa.

Coral Cidade dos Profetas

Especializado na interpretação de música sacra antiga e com três CDs gravados — “Missa em Fá de Lobo de Mesquita”, “Mestres do Colonial Mineiro” e “CD em Louvor à Virgem Maria” —, o Coral Cidade dos Profetas desenvolve, há mais de 30 anos de atuação, o pioneiro trabalho de proteção deste patrimônio imaterial do país.

Ao longo da trajetória, o Coral tem participado dos eventos mais significativos de Minas como Semana Santa, Festivais de Inverno, bem como Festivais e Encontros de Corais Nacionais e Internacionais.  Mantido pela Associação Cultural Canto Livre, o grupo oferece também, gratuitamente, por meio da Associação, formação musical para pessoas de 10 a 90 anos, sendo reconhecido como uma das mais belas manifestações culturais do interior de Minas.

Foto: Daniel Silva e Pedro Vilela

Publicidade