Coral Cidade dos Profetas encerra temporada com concerto especial em Mariana

Música sacra em Mariana

A música colonial mineira, composta por uma variedade de estilos que refletem as tradições de um período marcante na história de Minas Gerais, em destaque na apresentação na Catedral da Sé, dia 11 de agosto.
Publicidade _

Para encerrar sua temporada de concertos, o Coral Cidade dos Profetas prestará um tributo aos cânticos marianos em Mariana.

A apresentação será realizada no domingo, 11 de agosto, às 20h, na Catedral Basílica de Nossa Senhora da Assunção, e contará com a participação de uma orquestra e solistas convidados.

Nos últimos meses, o grupo se apresentou em outras quatro cidades, como Belo Horizonte, Congonhas, Itabirito e Ouro Preto, com uma seleção especial dos sons antigos de Minas.

Ao longo da história, muitos compositores criaram obras dedicadas à Virgem Maria, que eram frequentemente entoadas em celebrações religiosas e litúrgicas.

Para este concerto especial, o Coral Cidade dos Profetas selecionou peças emblemáticas desse repertório mariano.

Entre elas, o “Ofertório de Nossa Senhora da Assunção”, de autoria desconhecida.

Também serão apresentadas composições do século 18, que fazem parte do acervo de Francisco Solano Aniceto, como “Tota Pulchra”, cuja autoria também é desconhecida.

“Encerramos essa temporada com brilho! Cada apresentação foi bem recebida e deu para notar o crescente interesse das pessoas pela música colonial mineira”, celebra o maestro José Herculano Amâncio. Sobre a última apresentação, ele acrescenta: “A Catedral da Sé é uma das igrejas mais bonitas do período colonial e, para nós, será uma alegria apresentar o repertório mariano nesse cenário”.

A entrada é gratuita.

Foto: Carol Lacerda

Publicidade