Início Turismo Covid-19 estimula: Feriadão é tempo bom para lotar praias e movimentar hotéis

Covid-19 estimula: Feriadão é tempo bom para lotar praias e movimentar hotéis

No Rio de Janeiro, banhistas desrespeitam recomendação e ocupam areias, desde o último final de semana. Lá e em centenas de locais beira-mar. Rede hoteleira teve 100% de ocupação em algumas localidades nordestinas. Foto: Fernando Frazão Abr

O feriado prolongado de 7 de Setembro, aliado ao tempo bom e ensolarado, lotou as praias da zona sul do Rio de Janeiro e movimentou o setor hoteleiro.
Neste domingo (6), as areias de Ipanema e Copacabana e do Aterro do Flamengo receberam milhares de banhistas, entre cariocas e turistas, provocando aglomeração e desrespeitando uma das regras de ouro da prevenção à pandemia.


Enquanto nos calçadões era grande o número de pessoas fazendo o uso de máscaras, nas areias era raro quem estava usando o equipamento de proteção facial. Os banhistas ficavam na areia e usavam guarda-sóis e cadeiras de praia, que não estão liberados pela prefeitura. O decreto do prefeito Marcelo Crivella autoriza apenas o banho de mar, e não a permanência na areia.


O grande fluxo de visitantes por conta do feriadão da Independência ajudou a movimentar os hotéis, principalmente os localizados na zona sul. Segundo o Sindicato dos Meios de Hospedagem do Município do Rio de Janeiro (Hotéis Rio), a média de ocupação está em 46%.

As regiões de Ipanema-Leblon e Leme-Copacabana estão em média com 59% de ocupação. Em seguida, aparecem as regiões de Flamengo e Botafogo, com 42%, do centro, com 33%, e a da Barra da Tijuca e São Conrado, com 31%.


Hotel 100%

Tempos difíceis do início da pandemia com ocupação zero foi superado, comemoram gerentes de pousada e da rede hoteleira, como esta unidade da rede Essenza Hotel, em Jericoacoara, no litoral cearense.


Em outros estados, o fluxo de turistas também foi acentuado nas regiões praianas e em média, houve uma ocupação superior a 30% dos hotéis e pousadas. Porém, na região de Jericoacoara, no litoral cearense, a taxa chegou a 100%, para surpresa de muitos e total felicidade dos donos de empreendimentos do setor.
Em todos eles, havia dispositivos e normas de prevenção contra a Covid-19, mas o uso de máscara estava em franca decadência, mas maioria dos locais.

Sair da versão mobile