“Será que o governo não quer que uma comissão de inquérito descubra quem foram os responsáveis pelo aumento do desmatamento, quem ocasionou a ampliação de focos de incêndio na Amazônia?”, questionou Randolfe, que afirma já ter as assinaturas para a CPI
O líder da oposição no Senado, Randolfe Rodrigues (Rede-AP) anunciou na noite desta terça-feira (27) que já tem as 27 assinaturas necessárias para a instauração de CPI da Amazônia no Congresso, proposta pela Rede. Ele afirmou à jornalista Mônica Bergamo, da Folha, que mesmo com a pressão exercida pelo governo sobre os senadores, o número de assinaturas foi batido.
“Será que o governo não quer que uma comissão de inquérito descubra quem foram os responsáveis pelo aumento do desmatamento, quem ocasionou a ampliação de focos de incêndio na Amazônia?”, questionou Randolfe. “Me parece que é isso o que o governo teme”, completou.
Randolfe afirma que a comissão também também pretende apurar os motivos que levaram o governo Bolsonaro a ver os recursos da Alemanha e da Noruega destinados ao Fundo Amazônia serem congelados. Os países criticam, especialmente, a mudança na gestão do Fundo promovida por Ricardo Salles.