Cerca de 90 crianças, com idades entre 3 e 5 anos, representando os Centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis) e escolas particulares de João Monlevade, participaram de um dia especial na sede da Prefeitura de João Monlevade, dedicado à construção do Plano Municipal pela Primeira Infância.
O prefeito Dr. Laércio Ribeiro (PT) e o vice-prefeito Fabrício Lopes (Avante) receberam calorosamente os pequenos cidadãos para o primeiro contato que inicia os processos de escuta qualificada.
Acompanharam a visita diretores, professores, a secretária municipal de Educação, Alda Fernandes, o chefe de Gabinete, Gilberto Vicente Barcelos, e o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Wellington Caetano da Silva.
Sentados no chão, lado a lado com as crianças, o prefeito e o vice-prefeito ouviram atentamente as reivindicações dos pequenos.
Entre os pedidos estavam a construção e manutenção de parquinhos, melhorias no calçamento próximo de suas casas e a cobertura de espaços para brincadeiras.
As demandas foram diversas, refletindo as necessidades e desejos das crianças em diferentes áreas da cidade.
Após conversarem com o prefeito e vice, as crianças foram levadas para conhecer as secretarias instaladas na Prefeitura.
A visita foi finalizada com brincadeiras de roda, proporcionando um momento de descontração e interação entre os pequenos e os gestores municipais.
Esse é o primeiro momento que inicia as escutas que serão feitas nas Cemeis e escolas.
Novo olhar
“É fundamental que nossas ações e políticas públicas considerem a perspectiva das crianças. Elas são o futuro da nossa cidade e suas vozes precisam ser ouvidas e respeitadas. É essencial que criemos um ambiente que acolha e valorize as contribuições dos pequenos cidadãos, promovendo uma cidade mais inclusiva e atenta às necessidades de todos”, frisou o vice Fabrício Lopes.
Por sua vez, o prefeito Dr. Laércio Ribeiro ressaltou a importância da elaboração do Plano pela Primeira Infância.
“Essa iniciativa induz a um novo olhar para as crianças, reconhecendo sua diversidade, territorialidade e cultura. O documento reforça o compromisso da administração municipal com a construção de um futuro melhor para as crianças de João Monlevade, garantindo que suas necessidades e desejos sejam considerados no desenvolvimento de políticas públicas. Uma cidade boa para as crianças é boa para todas as pessoas”, pontuou.
Fóruns
Durante toda a semana foram realizados fóruns de discussões para colaborar no processo de elaboração do Plano.
Cerca de 200 pessoas participaram da ação, incluindo pais das crianças, educadores e monitores de todas os Cemeis e escolas municipais que recebem as crianças.
Sobre o Plano
O Plano Municipal pela Primeira Infância de João Monlevade é uma iniciativa estratégica e abrangente que busca garantir o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, respeitando suas necessidades, direitos e potencialidades.
O documento prevê ações para os próximos dez anos.
Ele é resultado de um esforço colaborativo entre a administração municipal, instituições de ensino, organizações da sociedade civil, famílias e as próprias crianças.
Desta forma, ao garantir que os direitos das crianças sejam prioritários nas políticas públicas, o plano também busca reduzir as desigualdades sociais e econômicas desde a primeira infância.
Ainda, melhora os indicadores de saúde e educação infantil, fortalece os laços comunitários e familiares e desenvolve uma cidade mais inclusiva e atenta às necessidades de todos os seus cidadãos.