Cruzeiro não vence uma equipe de Alagoas há nove jogos

Na temporada passada contra o CSA no Rei Pelé, derrota por 3 a 1 (Gustavo Aleixo/Cruzeiro)
Publicidade _

A última vitória contra uma equipe alagoana foi em 2017 pela Copa do Brasil contra o Murici

O Cruzeiro enfrentará o Centro Sportivo Alagoano – CSA – neste domingo às 20h30 no Estádio Rei Pelé pela 7ª rodada do Campeonato Brasileiro Série B 2021. O confronto diante do azulino será o décimo em três anos contra times de Alagoas. Nos nove jogos anteriores, a Raposa não saiu vencedora em nenhum, foram cinco empates e quatro derrotas.

No retrospecto geral, o Cruzeiro já enfrentou quatro equipes de Alagoas – CRB, CSA, Murici e Santa Rita. Esses dois últimos foram somente em embates pela Copa do Brasil. Em 2014, o Cruzeiro de Marcelo Oliveira venceu por 7 a 1 no agregado o Santa Rita nas oitavas de final. Em 2017 (ano do pentacampeonato) com Mano Menezes, na terceira fase, venceu o time de Murici por 5 a 0 no agregado. Ao todo, são 26 jogos, 14 vitórias celestes, sete empates e cinco derrotas, 43 gols a favor e 20 contra.

Tabu

A história começa a mudar em 2019 quando o CSA sobe à primeira divisão e enfrenta o Cruzeiro duas vezes. No primeiro turno do Brasileirão, empate em 1 a 1 no Rei Pelé. O jogo do returno foi o do memorável pênalti perdido por Thiago Neves que terminou 1 a 0 para o time visitante no Mineirão.

Às vésperas do rebaixamento, o Cruzeiro perdeu para o CSA no Mineirão (Bruno Haddad/Cruzeiro)

Na temporada seguinte, não faltaram jogos, foram seis ao todo (quatro contra CRB e dois contra o CSA). Na Copa do Brasil contra o Galo da Praia, a Raposa perdeu em casa por 2 a 0 e empatou em 1 a 1 fora. Pela Série B, empatou duas vezes com CRB – 1 a 1 e 0 a 0 – perdeu para o CSA por 3 a 1 no primeiro turno e empatou em 1 a 1 no segundo.

Na temporada, para fechar as nove partidas, jogou novamente com o CRB no Mineirão na 2º rodada da Série B. Em um jogo muito movimentado, perdeu novamente por 4 a 3. Agora, enfrentará o maior rival do Galo neste domingo para quebrar o tabu e ganhar posições na tabela. Hoje o time de Mozart Santos está em 12º com sete pontos.

Nove jogos, sete técnicos

Outro dado interessante para o confronto contra os alagoanos é o número de técnicos que comandaram o Cruzeiro nos nove jogos, foram sete ao todo. Ou seja, todos que passaram pela Toca da Raposa desde a demissão de Mano Menezes. Se contarmos Mozart, serão oito em dez jogos. Desde 2019, estiveram no comando da Raposa Rogério Ceni, Abel Braga, Adilson Batista, Enderson Moreira, Ney Franco, Felipão e Felipe Conceição. Desses, somente Enderson Moreira e Felipão estiveram no comando por duas vezes. O restante só enfrentou CSA ou CRB uma vez.

O último treinador a enfrentar uma equipe alagoana foi Felipe Conceição na derrota por 4 a 3 (Bruno Haddad/Cruzeiro)

Confira os jogos do tabu

CSA
CSA 1-1 Cruzeiro – Brasileirão 2019
Cruzeiro 0-1 CSA – Brasileirão 2019
CSA 3-1 Cruzeiro – Brasileirão Série B 2020
Cruzeiro 1-1 CSA – Brasileirão Série B 2020

CRB
Cruzeiro 0-2 CRB – Copa do Brasil 2020
CRB 1-1 Cruzeiro – Copa do Brasil 2020
Cruzeiro 1-1 CRB – Brasileirão Série B 2020
CRB 0-0 Cruzeiro – Brasileirão Série B 2020
Cruzeiro 3-4 CRB – Brasileirão Série B 2021

Publicidade