Currículo referência foi construído com participação da comunidade escolar

Publicidade _

A Secretaria de Educação promoveu o evento “Mobilização” para a construção de um currículo referência no município com base nos direcionamentos da Base Nacional Comum Curricular, elaborado através da participação democrática de toda a comunidade escolar municipal, interligando o desenvolvimento de Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) das instituições de ensino.

Realizada no Centro Municipal de Educação Nossa Senhora do Rosário, em Barão de Cocais, a ação contou com presença do prefeito Décio Dos Santos, do vice Lourival Ramos, diretores, vice-diretores, professores, representantes de toda classe escolar da cidade, além de pais de alunos.

O evento foi realizado em parceria com instituições de ensino do município, órgãos e entidades envolvidas, além de representantes de vários segmentos da sociedade. Em um ambiente amplamente democrático, professores, coordenadores e pedagogos, puderam ser ouvidos e tiveram participação na criação do novo currículo.

Publicidade
_

O prefeito Décio dos Santos parabenizou a iniciativa inédita da Secretaria de Educação e reafirmou sua luta pela independência econômica do município. “Dessa forma, um novo ciclo de investimentos e valorização profissional poderá ser garantido à Educação”, afirmou.

O documento apresentando na reunião foi motivo de um longo estudo promovido entre os profissionais da educação participantes. Ele é parte fundamental no processo de construção do currículo referência que irá contemplar a educação como compromisso com a formação integral do estudante Cocaiense.

Para elaboração do Currículo Referência, uma equipe técnica foi montada e distribuída nos 18 grupos de trabalho criados durante o encontro.  Esses grupos desenvolveram uma linha de trabalho alinhada à Base Nacional Comum Curricular, e as sugestões analisadas e inseridas no texto final da referencial curricular seguem agora para aprovação.  

“O objetivo foi de construir e aprovar, com a contribuição de caráter coletivo e democrático de todos os gestores, pedagogos e professores da rede, o primeiro currículo da cidade para Educação Infantil e Ensino Fundamental, tendo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como referência”, frisou o secretário municipal de Educação, Rodinelly Gomes.

Publicidade