O curso de Artes Cênicas da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) obteve nota 5 na avaliação in loco realizada pela Comissão do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep) nos dias 7 e 8 de outubro. O reconhecimento chega dias depois que quatro outros cursos da Universidade receberam nota máxima no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).
Para uma pluralidade de conhecimento, o curso de Artes Cênicas está desde 1998 atrelado ao Instituto de Filosofia, Artes e Cultura (IFAC), instituto que recebeu reconhecimento no relatório da avaliação por “transformar o teatro em objeto de estudo e reflexão”, atuando de forma teórica e prática dentro e fora da Universidade. Para a renovação, a análise ocorreu em três dimensões: a organização didático-pedagógica, corpo docente e tutorial e a infraestrutura.
Também são destaques no curso de Artes Cênicas, no relatório do Inep, os convênios e parcerias com organizações e instituições da cidade e região, como as ações desenvolvidas no anual Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana e na Casa da Ópera, construída em Ouro Preto em 1770.
RECONHECIMENTO
A Comissão de Avaliação levou em conta o Plano de Desenvolvimento Institucional da UFOP (2016 – 2025), o Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado em Artes Cênicas, o conjunto de atas, relatórios e resoluções do CUNI, dentre outros, e claro, a visitação dos avaliadores, todos seguindo as normas vigentes pelo MEC.
– A Comissão de Avaliação levou em conta o Plano de Desenvolvimento Institucional da UFOP (2016 – 2025), o Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado em Artes Cênicas, o conjunto de atas, relatórios e resoluções do CUNI, dentre outros, e claro, a visitação dos avaliadores, todos seguindo as normas vigentes pelo MEC.