A Prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Sebrae Minas e com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de Minas Gerais, realizou na última terça-feira, dia 28 de março, no IFMG Itabirito, mais um encontro do projeto Sebrae Artesão.
Durante a cerimônia, 24 artesãs que participaram do projeto receberam certificados de conclusão do curso de capacitação e a Carteira Nacional dos Artesãos.
“O artesanato produzido em Itabirito deve ser exaltado e valorizado. Trata-se de um trabalho único realizado pelas nossas artesãs. O nosso dever é sempre fomentar o trabalho realizado em nosso município, assegurando apoio e reconhecimento”, destacou o vice-prefeito Elio da Mata.
O evento reuniu representantes dos poderes executivo e legislativo municipal, do Governo Estadual e do Sebrae Minas, além de familiares das artesãs.
“Temos o trabalho de desenvolver o artesanato na região. Itabirito tem artesãs de muita qualidade que dão vida à nossa cultura e à história. Esperamos que esse trabalho seja contínuo”, afirmou o superintendente de potencialidades regionais do estado de Minas Gerais, Rodrigo Melo.
Curso com as artesãs
Ao longo do projeto, a Prefeitura promoveu a qualificação e certificação das artesãs locais. Com duração de 96 horas, o curso teve início em outubro de 2022 e foi concluído neste mês. A iniciativa também teve como objetivo valorizar e garantir visibilidade ao artesanato da região.
Em homenagem a Itabirito, as artesãs desenvolveram a coleção de produtos ‘Risca Vermelho’ a partir de pesquisa sobre a memória e valores culturais do território. Inspiradas no relevo, no patrimônio e nas mulheres que marcaram a história de Itabirito, a proposta visa despertar a autonomia do processo criativo, a experiência coletiva, criatividade e sustentabilidade.
“O artesanato tem um papel importante para a cultura e o desenvolvimento de Itabirito. As peças produzidas pelas nossas artesãs possuem história, dedicação e resiliência”, ressaltou a secretária de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Nonato.
Aprovação das artesãs
A capacitação e a valorização do artesanato foram exaltadas pelas artesãs. “É um mérito especial da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e da Sala Mineira de Itabirito, que nos apoiou e incentivou. É uma oportunidade de demonstrar o nosso trabalho”, comemorou Vânia Carvalho. “É uma valorização muito importante para a cultura local. Tivemos um preparo para compreender as manualidades. O curso nos auxiliou muito”, enfatizou Maria Tereza Pereira.