Início Cidades João Monlevade DAE inicia construção de rede para reforçar abastecimento de água em três...

DAE inicia construção de rede para reforçar abastecimento de água em três bairros de João Monlevade

No bairro Rosário, aumento do consumo impede o abastecimento e bom funcionamento do reservatório instalado no local.

Carência de investimentos preventivos e estratégicos acumulados ao longo dos anos provocou redução no abastecimento.

Para reforçar o abastecimento de água nos bairros Rosário, Mangabeiras e Vale do Sol, o Departamento de Águas e Esgotos de João Monlevade (DAE) começou nesta semana a construção de uma rede de água de aproximadamente 500 metros. A obra emergencial foi dividida em duas partes: uma na avenida Dona Nenela, bairro JK, e outra no bairro Santa Bárbara, em frente à praça Joaquim Pena da Luz. A nova rede de abastecimento fica pronta nos próximos dias.

O diretor do DAE, José Afonso Martins, explicou que recentemente moradores dos bairros têm registrado queixas sobre a redução no abastecimento e, após estudos e levantamentos, o Departamento concluiu que não foi verificada qualquer situação anormal na rede que abastece as três localidades.

“O que vem ocasionando a falta de água é o aumento de consumo. Devido ao clima seco e propício a geração de poeira e foligem. Quando o problema é de manutenção em, no máximo, 12 horas conseguimos resolver e retomar o abastecimento. Porém, o que detectamos é a carência de investimentos preventivos e estratégicos acumulados ao longo dos anos”, explicou José Afonso.

Reservatório no Rosário

O bairro Rosário possui um reservatório com capacidade de 200 m3. No entanto, o armazenamento de água no local hoje não é suficiente, pois antes mesmo da caixa ser abastecida, a água é consumida pelos moradores da parte baixa. “O volume do reservatório acaba comprometido. Com a construção da rede emergencial vamos triplicar o volume de água enviado aos bairros Rosário, Mangabeiras e Vale do Sol e, consequentemente, aumentar a quantidade de água no reservatório”, concluiu o diretor do DAE.

Sair da versão mobile