Início Cultura Daniel Moreira lança livro em Ouro Preto

Daniel Moreira lança livro em Ouro Preto

Daniel aborda questões relacionadas à moradia e à ocupação de áreas às margens dos centros comerciais e nas periferias dos centros urbanos

Daniel Moreira lança livro em Ouro Preto

O livro “Bordas Não Brotam do Nada”, do fotógrafo e artista visual Daniel Moreira, será lançado dia 26 de janeiro de 2023, quinta-feira, às 18 horas, na Casa de Gonzaga. O projeto de produção do livro contou com o patrocínio da empresa Cedro Mineração.

Na programação, o conceituado fotógrafo irá realizar uma palestra sobre os processos de produção artística para os convidados. O prefeito Angelo Oswaldo esteve na 1ª exposição individual do artista, (Paisagem Ambulante 381) realizada no Câmera Sete, em Belo Horizonte, e posteriormente ocupou o Museu Casa Guimarães Rosa em Cordisburgo, na gestão de Angelo Oswaldo na Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais.

Desta época até hoje, Daniel tem realizado exposições individuais e participado de exposições coletivas, prêmios, festivais e salões de arte, além de coordenar residências artísticas como o “Bolsa Pampulha 2022/2023”. Entre suas exposições individuais, itinerou, entre 2020 e 2022, a mostra individual “Trilogia limítrofe” no Centro Cultural do Banco do Brasil em Brasília, no Centro de Fotografia de Montevidéu – Uruguai e no Centro Cultural do Tribunal de Contas da União. Em 2019, apresentou “Sob o mesmo céu”, no Hangaram Design Museum, em Seul – Coréia do Sul. Em 2021, foi indicado e agraciado a diversos prêmios, dentre eles duas vezes com o Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia, Prêmio Pierre Verger de Fotografia e Prêmio Projetos de Exposições Culturais do Centro Cultural do Tribunal de Contas da União. Seus trabalhos integram acervos privados, como a Coleção Silvio Frota – Museu da Fotografia, Fortaleza – CE, a Coleção Joaquim Paiva – MAM Rio de Janeiro, e a Fundação Clóvis Salgado, Belo Horizonte – MG, dentre outras.

O Livro é um percurso pela trajetória do artista e reúne 7 séries fotográficas desenvolvidas na última década. Paisagens, vivências e territórios marcados pelo nomadismo e desejo de sobrevivência são registrados de forma singular pelo olhar sensível do artista visual.

Sobre o artista

Daniel Moreira (1978) vive e trabalha em Belo Horizonte – MG, Brasil. Graduado em Comunicação, utiliza em sua produção o diálogo entre os processos documentais e as artes visuais, empregando, como suportes, a fotografia e o vídeo. Vem dedicando seu trabalho à exploração dos sentimentos e das condições humanas, buscando um olhar que humanize o mundo em suas relações com o imaginário, o indivíduo e o consumo.  Desde 2007, participa de exposições individuais e coletivas, prêmios, festivais e salões de arte além de coordenar residências artísticas. Entre suas exposições individuais, itinerou, entre 2020 e 2022, a mostra individual “Trilogia limítrofe” no Centro Cultural do Banco do Brasil em Brasília, no Centro de Fotografia de Montevidéu – Uruguai e no Centro Cultural do Tribunal de Contas da União. Em 2019, apresentou “Sob o mesmo céu”, no Hangaram Design Museum, em Seul – Coréia do Sul. Em 2021, foi indicado e agraciado a diversos prêmios, dentre eles duas vezes com o Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia, Prêmio Pierre Verger de Fotografia e Prêmio Projetos de Exposições Culturais do Centro Cultural do Tribunal de Contas da União. Seus trabalhos integram acervos privados, como a Coleção Silvio Frota – Museu da Fotografia, Fortaleza – CE, a Coleção Joaquim Paiva / MAM Rio, Rio de Janeiro – RJ, e a Fundação Clovis Salgado, Belo Horizonte – MG dentre outras.

Sair da versão mobile