Início Cidades Itabirito Deixar lote sujo dói no bolso em Itabirito

Deixar lote sujo dói no bolso em Itabirito

Limpeza periódica de lotes é obrigação de proprietários ou inquilinos; valor da multa inicial supera R$ 600

Para manter a cidade limpa e mais organizada, a Prefeitura de Itabirito tem conscientizado proprietários de lotes a manter os locais frequentemente limpos, sem mato e sem entulho. Mas, caso contrário, se não cumprirem as determinações, os responsáveis não “fogem” de multas com valores iniciais de R$ 677,00.

Em caso de denúncias de descumprimento, a equipe de fiscalização da Secretaria de Urbanismo é responsável por percorrer a cidade e realizar a apuração. Inicialmente, o proprietário do lote é notificado com prazo para limpeza, prevê a legislação.

“Nosso objetivo é conscientizar a população. Deixar os lotes sujos, além de ser uma prática ilegal, favorece o aparecimento de animais peçonhentos, a proliferação de mosquitos da dengue e a ocorrência de queimadas”, explica Clarissa Paes, fiscal de posturas de Prefeitura de Itabirito.

Legislação prevê multas por descumprimento

De acordo com a Lei Municipal nº 1.615/1990, os proprietários ou inquilinos são obrigados a conservar em perfeito estado de asseio seus quintais, pátios, prédios e terrenos.

“Temos trabalhado para que Itabirito seja cidade modelo quando o assunto é urbanismo e limpeza urbana. A contribuição de cada cidadão é fundamental nesse processo, garantindo uma cidade mais desenvolvida e com maior qualidade de vida para todos”, destaca a secretária de Urbanismo, Amanda Santos.

Necessitando, a população pode realizar denúncias no setor de Protocolo da Prefeitura, de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h. Se for em relação à queimadas, a denúncia deve ser realizada na Secretaria de Meio Ambiente.

Sair da versão mobile