A Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza na próxima quarta-feira (12/4/23), a partir das 16 horas, no Auditório do andar SE, debate sobre o cancelamento do espetáculo .m.a.n.i.f.e.s.t.a., da Companhia de Dança do Palácio das Artes. O pedido para a realização da reunião é das deputadas Andreia de Jesus (PT), Lohanna (PV) e Macaé Evaristo (PT).
O evento tinha previsão contratual para ser reapresentado em março de 2023, mas houve o cancelamento da data e denúncias, por parte de envolvidos com a produção, de possível ato de censura por parte do Governo do Estado. Além disso, o diretor da Companhia de Dança do Palácio das Artes, Cristiano Reis, foi exonerado.
Criação coletiva, o espetáculo .m.a.n.i.f.e.s.t.a., inspirado nos manifestos Pau-Brasil e Antropófago, de Oswald de Andrade, levou ao palco, em novembro do ano passado, o testemunho corporal de 17 bailarinos e bailarinas, que colocaram no cenário suas referências e angústias estéticas, políticas e existenciais.
De acordo com a justificativa do requerimento, “a companhia comemorou seus 50 anos com este espetáculo, sendo um corpo artístico de forte tradição em Minas Gerais”. “O espetáculo foi um grande sucesso e marcava, também, o centenário da Semana de Arte Moderna, de 1922. Ocorre que o Governo do Estado cancelou, arbitrariamente, o espetáculo, sem qualquer justificativa. Com isto, grupos artísticos de Belo Horizonte reivindicam a audiência com convidados para debater possível censura do espetáculo”, aponta, ainda, o requerimento.
Em 16 de março, a Fundação Clóvis Salgado divulgou nota dizendo que o contrato determinava que o espetáculo seria apresentado apenas nos dias 5 e 6 de novembro do ano passado e que, “a qualquer momento, havendo disponibilidade de novos recursos orçamentários e financeiros, poderá ser remontado em Belo Horizonte ou em outro local dentro ou fora do Estado”.
Festival de Inverno de Poços de Caldas
Também em março, a prefeitura de Poços de Caldas (Sul de Minas) anunciou que o espetáculo será reapresentado na cidade em julho, como parte da programação do Festival de Inverno de Poços de Caldas. A apresentação está agendada para o dia 9, no Teatro Benigno Gaiga, no Espaço Cultural da Urca, com entrada gratuita.
Foram convidados para a reunião a chefe de gabinete da Fundação Clóvis Salgado, Kátia Marília Silveira Carneiro; a diretora da Companhia de Dança do Palácio das Artes, Sônia Maria Pedroso Carvalho; uma das diretoras do espetáculo, a atriz e professora de Artes Cênicas, Kenia e Silva Dias, dentre outros da área da dança em Minas Gerais.