Um trabalho de inteligência e planejamento realizado pela equipe de fiscalização da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) culminou na eliminação de um garimpo ilegal, com extração de minério, na Serra do Gandarela, em Raposos, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).
O garimpo estava sendo realizado no Ribeirão da Prata, afluente do Rio das Velhas.
As informações apuradas pela Semad foram encaminhadas para o Batalhão da Polícia Militar de Meio Ambiente para atendimento.
Após uma primeira incursão ao local, foi solicitado apoio do Comando de Operações em Mananciais e Áreas de Florestas (Comaf) e do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), tendo em vista a dificuldade de acesso ao local e por questões de segurança dos agentes fiscais.
Com a ajuda do Comaf e do Bope e com a participação de agentes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio), por se tratar de extração de minério e estar localizado no Parque Nacional da Serra do Gandarela, foi possível identificar os autores da prática ilegal.
Prisões e fuga
Ao todo, quatro pessoas foram flagradas na prática de crime ambiental.
Dois garimpeiros fugiram e outros dois foram detidos pela Polícia Militar.
Uma balança, uma balsa e um motor de sucção foram apreendidos e destruídos pela equipe de fiscalização, conforme prevê a lei de crimes ambientais.
O êxito da operação demonstra a importância de integração dos órgãos ambientais e a sinergia estabelecida na ação que, desde a gestão da denúncia recebida pela Semad por meio do serviço de Inteligência Ambiental, possibilitou o desdobramento em planejamento operacional do Batalhão da Polícia Militar de Meio Ambiente, resultando na ação integrada com o Bope e ICMBio.
“A integração entre os órgãos ambientais atuantes em Minas Gerais é sempre mais forte e efetiva. Estamos fortalecendo a atividade de inteligência Ambiental para maior assertividade e eficiência das ações e operações e combate mais forte aos ilícitos ambientais identificados”, frisou o subsecretário de Fiscalização Ambiental da Semad, Alexandre Leal.
Foto: ICMBio e PMMG