Premiação contou com a participação de atletas de diversas modalidades, que se destacaram em Itabirito.
Atletas que se destacaram durante o ano foram homenageados pela Prefeitura de Itabirito na noite do último sábado (7), na Praça da Estação, com a realização do Destaque Esportivo 2019. O evento premiou os campeões do percurso reduzido e completo (nas categorias masculino e feminino) das competições Trail Run e Golden Biker; além dos atletas de outras modalidades que se dedicaram em levar o nome do município para pódios pelo país. “O Destaque Esportivo é um evento de grande importância, pois é a síntese do que foi o ano esportivo na cidade”. destaca Raphael Rondow, secretário de Esportes e Lazer.
A solenidade homenageou mais de 50 personalidades, com a entrega de troféus e placas comemorativas no palco do Natal Iluminado de Itabirito. “É a oportunidade que temos de premiar e reconhecer atletas que se destacaram nas suas respectivas modalidades, e parceiros do esporte. É um evento de celebração, de união e também de unirmos forças para o próximo ano que começa”, explica o secretário de Esportes.
A edição de 2019 também destacou as pessoas que marcaram a trajetória esportiva de Itabirito. “Temos também a oportunidade de reconhecer os atletas que fizeram história na cidade. Nunca é tarde para reconhecermos quem merece, e percebemos o quanto isso traz emoção para as pessoas”, afirma Raphael Rondow.
Um momento de emoção da noite aconteceu durante a homenagem ao atleta deficiente visual, Oscar Martins, e seu treinador, Alisson Arley Firmino. A dupla participou do 2º etapa Trail Run, no percurso de 26 Km, e chamou a atenção pela parceria e dedicação ao esporte. “Receber esta premiação foi muito especial. Eu luto há alguns anos para aumentar a acessibilidade no esporte para pessoas com deficiência. E receber esse troféu é como uma confirmação de que estou no caminho certo. Esse prêmio me fez ficar ainda mais motivado a me doar para uma causa nobre”, comemora Alisson Firmino.
Para o atleta homenageado, Oscar Frederico Martins, “receber este prêmio mostra que não devemos desistir dos sonhos e acreditar que a Categoria PCD [Pessoa Com Deficiência] no esporte tende a crescer”. “Ter o nosso trabalho valorizado é lindo e emocionante. Poder participar deste evento e correr em uma trilha com nível de dificuldade alto, hoje, é uma realidade”, destacou, durante a solenidade.