Início Minas Dia da Inconfidência tem homenagem simbólica em Ouro Preto

Dia da Inconfidência tem homenagem simbólica em Ouro Preto

Por causa da pandemia, cerimônia na Praça Tiradentes não teve participação de público pelo segundo ano seguido. Simbolismo estava presente. Foto: Ane Souz/PMOP

Pelo segundo ano consecutivo, o Dia da Inconfidência foi celebrado sem a presença de público, devido às restrições impostas pela pandemia da covid-19. Um ato simbólico foi realizado nesta quarta-feira (21), na Praça Tiradentes, em homenagem aos 233 anos da Inconfidência Mineira.

A cerimônia foi preenchida pelo ritual costumeiro, mas, desta vez, solitário dos oficiais: um Dragão da Inconfidência ficou encarregado de conduzir a coroa de flores até o monumento de Tiradentes e um corneteiro da Banda Sinfônica do Corpo de Bombeiros executou o tradicional toque de silêncio. Posteriormente, a Pira da Liberdade foi acesa na Praça Tiradentes, como marco dos ideais de civilidade e liberdade de Minas Gerais.


A cerimônia ainda contou com a leitura do poema “Romance XXXV ou do Suspiroso Alferes”, do livro Romanceiro da Inconfidência (1953), da escritora Cecília Meireles, que homenageia a luta dos inconfidentes mineiros.
Idêntico ao ano passado, o ritural de entrega de medalhas, por óbvio, não ocorreu.

Sair da versão mobile