Dia de Minas é comemorado em Mariana

Repactuação foi tema principal da solenidade

Tônica dos discursos do governador e vice foi a reparação para vítimas e cidades atingidas pelo rompimento da barragem de Fundão. Na imagem, Arlindo Luís Ferreira recebe medalha do prefeito Celso Cota, sendo observado pelo governador Romeu Zema.
Publicidade _

O governador Romeu Zema e o vice-governador Professor Mateus participaram, nesta terça-feira (16/7), em Mariana, da cerimônia oficial em comemoração ao Dia de Minas.
A data celebra os 328 de fundação de Mariana e teve a tradicional Medalha Dia do Estado de Minas Gerais.
Na ocasião, foram prestadas homenagens a pessoas, instituições, organizações e representantes da sociedade civil com atuação em defesa de uma repactuação justa do acordo referente à tragédia ocorrida no município em 2015.
Em seu discurso, o governador ressaltou a importância de se chegar a uma solução que realmente contemple as famílias das vítimas, atingidos e todos os prejudicados pelo rompimento da barragem de Fundão.
Na mesma linha, o vice-governador, um dos homenageados deste ano, reafirmou que o Governo de Minas seguirá lutando pela reparação necessária e justa para Mariana e as demais cidades do Vale do Rio Doce.
“Eu me pergunto por quantos anos ainda teremos de discutir o desastre como principal tema de cada uma das reuniões que nós fazemos nessa cidade. É impossível estar em Mariana e não nos lembrarmos do que aconteceu nove anos atrás. Quero dizer que, nós, do Governo de Minas, não desistimos. Nós vamos sempre trabalhar e lutar pela reparação. Somos um povo conhecido exatamente pela força do seu trabalho, e é este trabalho que nos transforma nesse povo tão honrado e dedicado”, enfatizou Professor Mateus.

Foto: Gil Leonardi/ImprensaMG

Publicidade