Início Cidades Ouro Preto Dia de São João Batista marcou os 325 anos de Ouro Preto

Dia de São João Batista marcou os 325 anos de Ouro Preto

Dia de São João Batista marcou os 325 anos de Ouro Preto

O encontro da bandeira de Antônio Dias e do Padre João de Faria Fialho no topo da Serra de Ouro Preto, em pleno Dia de São João Batista, 24 de junho, marca o início da história da cidade e a formação dos primeiros anos de Vila Rica, que completa 325 anos agora em 2023. A pedra do Itacolomi se revelou como uma fonte abundante de ouro, e o governador Antônio de Albuquerque reuniu os arraiais da Serra de Ouro Preto para criar a Vila Rica, um município que se tornaria a sede do termo de municipalidade de Ouro Preto, segundo município a ser criado em Minas Gerais, poucos dias antes da criação do município de Vila do Carmo, hoje Mariana.

“Ouro Preto tem uma história rica e fascinante”, enfatizou o prefeito Angelo Oswaldo. “A data da fundação do primeiro núcleo urbano é comemorada em 24 de junho, dia de São João, nosso patrono. E comemoramos também o aniversário da cidade, em 8 de julho, quando foi elevada à categoria de vila. Esses eventos são importantes porque nos permitem honrar o patrimônio que não é apenas a arquitetura, mas também a herança cultural e a alma dos habitantes que a mantêm viva”.

Já o secretário de Cultura e Turismo, Flávio Malta, destaca a participação da comunidade na preservação desse patrimônio. “O maior patrimônio de Ouro Preto são suas pessoas. São elas que mantêm viva a história, o patrimônio material e toda a qualidade e beleza que essa cidade tem a oferecer. Estamos felizes em celebrar o aniversário da cidade ao lado de renomados artistas nacionais, mas não podemos esquecer nossos artistas locais, que são parte essencial desta celebração”.

O aniversário de Ouro Preto, comemorado em julho ao lado do Festival de Inverno, apresenta uma programação diversa, com atividades culturais, oficinas e intervenções artísticas pelas ruas da cidade. É uma ocasião para reconhecer as marcas que uma cidade esculpida pela história e pela arte deixa em seus habitantes e celebrar a beleza e a riqueza cultural que ele preserva.

Sair da versão mobile