No dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, as mulheres da região realizarão um ato em defesa das suas vidas, dos seus direitos, por justiça a Marielle Franco, Ingryd Cristina e tantas outras vítimas de feminicídio. A programação terá início às 9h, na Praça Tiradentes e terminará com um ato às 10h30. O ato está sendo organizado pelas Marias das Minas, que neste ano conta com a participação da a ADUFOP, do ASSUFOP, do Coletivo Outro Preto, do DCE UFOP, do Levante Popular da Juventude, do MAB – Movimento de Atingidos Por Barragens, do MML – Movimento Mulheres em Luta, do Movimento de Mulheres Olga Benário, da OAB Subseção de Ouro Preto, do PCdoB – Partido Comunista do Brasil, do PSTU – Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado do PT – Partido dos Trabalhadores, da UBM – União Brasileira de Mulheres de Ouro Preto, da UP – Unidade Popular, do SINASEFE IFMG, do SINDSFOP, do SindUTE e de ouropretanas e marianenses de luta.
Um dos objetivos é dizer não NÃO ao governo Bolsonaro que legitima o ódio contra as mulheres, negros, indígenas e LGBTQ+ e todas as suas reformas que atacam os direitos do povo trabalhador. Além disso, lutar pela vida das mulheres e contra a exploração que as oprime enquanto mulheres, trabalhadoras, negras e mães.
Trajeto
A concentração acontece na Praça Tiradentes às 9h e após as 10h30, acontece caminhada que percorrerá a Rua Direita, Rua São José, finalizando no Largo da Alegria com atividade cultural